Biblioteca de Arte Equestre mostra “Clássicos Portugueses de Equitação de Corte”
01 jul. 2024
A Biblioteca de Arte Equestre, única biblioteca nacional dedicada exclusivamente à Arte Equestre, sediada no Palácio Nacional de Queluz, promove, entre 25 de junho e 8 de agosto, uma mostra de livros subordinada ao tema “Clássicos Portugueses de Equitação de Corte”. A iniciativa integra a programação do projeto europeu “O Cavalo na Corte”, tema escolhido para o ano de 2024 pela ARRE – Associação de Residências Reais Europeias, que tem a Parques de Sintra como membro. No contexto dos Jogos Olímpicos 2024, cuja provas equestres decorrerão no Palácio de Versailles, o projeto sublinha a importância dos cavalos e das artes equestres enquanto elementos que permitem contar a história das residências reais, constituindo uma parte essencial do património europeu tangível e intangível.
“Clássicos Portugueses de Equitação de Corte” é a primeira de três mostras a realizar durante este ano que têm como elo de ligação a incontornável obra do saber equestre português, “Luz da Liberal e Nobre Arte da Cavallaria”, de Manuel Carlos de Andrade e do seu mentor, o Marquês de Marialva. Das obras em exposição – que demonstram a profunda ligação entre a história de Portugal e o cavalo e a equitação, nomeadamente a militar, praticada no nosso país ao longo de séculos, se não mesmo de milénios –, destaque para “Ensinança de Bem Cavalgar Toda a Sela” (c.1438), da autoria do rei D. Duarte, bem como para diversas obras de referência do século XVII.
O acesso à Biblioteca de Arte Equestre e à mostra, que está patente de terça a quinta-feira das 9h30 às 13h00 e entre 14h00 e as 17h00, está incluído no bilhete de visita ao Palácio Nacional de Queluz.
Para além das mostras de livros que vão decorrer na Biblioteca de Arte Equestre, a Parques de Sintra associa-se ao projeto “O Cavalo na Corte” com um vasto conjunto de atividades, que incluem a “Gala 45 anos de Arte Equestre”, que celebra o quadragésimo quinto aniversário da Escola Portuguesa de Arte Equestre (EPAE), no dia 13 setembro, no Sagres Campo Pequeno, em Lisboa; quatro workshops teórico-práticos sobre a arte equestre portuguesa e o Cavalo Puro-Sangue Lusitano; e o novo programa da EPAE para famílias “Gentil – Símbolo da Arte Equestre Portuguesa”; entre outras iniciativas.
Criada em 2001, a ARRE – Associação de Residências Reais Europeias reúne instituições que gerem alguns dos mais prestigiados palácios, castelos e museus da Europa, que foram ou são residências de monarcas ou príncipes reinantes. A associação promove a troca de experiências e conhecimento entre os seus associados, em matéria de preservação e valorização do património cultural. A Parques de Sintra é associada da ARRE desde 2002.