Parques de Sintra aderiu ao act4nature Portugal em defesa da biodiversidade
10 jan. 2025
No âmbito da sua jornada para a sustentabilidade, a Parques de Sintra aderiu ao act4nature Portugal, uma iniciativa do Business Council for Sustainable Development (BCSD), através da qual as empresas se comprometem a proteger, promover e restaurar a biodiversidade ao longo das suas cadeias de valor. Para tal, seguem uma abordagem pragmática e baseada na ciência, que contribui para uma melhor resposta às futuras exigências na gestão do capital natural, beneficiando também a qualidade de vida das pessoas e a continuidade de economias locais.
Integrada no BCSD desde 2022, a Parques de Sintra encara a adesão ao act4nature Portugal – que, atualmente, conta com 46 empresas nacionais de diversas áreas – como uma oportunidade para apostar ainda mais na preservação da biodiversidade, envolvendo toda a comunidade. Luís Calaim, administrador da entidade, defende que o posicionamento da “preservação da biodiversidade como ponto focal de toda a empresa” permite elevar a Parques de Sintra um novo patamar. “Ao fazê-lo, não apenas fortalecemos a resiliência da empresa a longo prazo, mas também contribuímos significativamente para a conservação dos ecossistemas naturais hoje e agora”, conclui.
Ao aderirem ao act4nature Portugal, as empresas subscrevem 10 Compromissos Comuns, que têm como principais objetivos integrar a biodiversidade na estratégia corporativa e ao longo da cadeia de valor, com base no diálogo com as partes interessadas, na avaliação dos impactes na biodiversidade e no estabelecimento de parcerias, dando prioridade à mitigação desses impactes e à promoção de soluções baseadas na natureza; capacitar os colaboradores; dialogar com os decisores políticos; e assegurar o reporte público da implementação dos compromissos assumidos.
Cada empresa aderente estabelece, igualmente, um conjunto de compromissos individuais SMART (específicos, mensuráveis, adicionais, realistas/relevantes e delimitados no tempo) alinhados com a sua atividade, cujo cumprimento é monitorizado periodicamente, numa perspetiva de melhoria contínua. A Parques de Sintra definiu 8 compromissos que visam aumentar a área de altos valores de conservação e estimular a biodiversidade no património natural sob a sua gestão. Para alcançar os seus objetivos, prevê não apenas implementar ações específicas de conservação da natureza, mas também envolver ativamente os seus colaboradores e a comunidade local.
O act4nature Portugal surgiu da tomada de consciência de que é preciso agir com urgência para proteger a biodiversidade do planeta, face aos estudos que apontam para a redução em 60% das populações de vertebrados selvagens nos últimos 50 anos e para indícios de uma 6ª extinção em massa. A par das alterações climáticas, a perda de biodiversidade tornou-se um dos desafios mais prementes do nosso tempo.
Neste contexto, as empresas podem e devem contribuir para travar a perda de biodiversidade e também para a sua regeneração. Não é somente uma questão de responsabilidade social corporativa; sem ecossistemas estáveis e resilientes é a própria humanidade que está em risco.