Voluntários plantaram 700 árvores na Tapada de D. Fernando II no Dia Internacional das Florestas
24 mar. 2023
No âmbito da celebração do Dia Internacional das Florestas, decorreu a 21 de março uma ação de plantação de 700 árvores na Tapada de Fernando II. Sobreiros, medronheiros e castanheiros foram plantados por um conjunto de 50 voluntários do Metropolitano de Lisboa, que incluiu elementos da administração da empresa.
A ação de arborização resulta de um protocolo entre a Parques de Sintra e a Quercus, ao abrigo do programa “Criar Bosques”, que visa criar e cuidar de bosques de espécies autóctones, árvores e arbustos originais da flora portuguesa. Em colaboração com voluntários e com várias entidades, entre as quais se inclui a Parques de Sintra, o projeto colhe sementes para produzir plantas, planta árvores/arbustos, cuida de bosques e recupera a floresta portuguesa.
Enquanto parceira do projeto “Criar Bosques”, a Parques de Sintra acolhe nas áreas florestais ao seu cuidado ações de arborização organizadas pela Quercus junto de voluntários. A Quercus assegura os equipamentos, os materiais e as plantas para as ações, cabendo à Parques de Sintra definir os locais a arborizar, prepará-los e garantir o devido acompanhamento técnico dos trabalhos.
A data foi também assinalada no Perímetro Florestal da Serra de Sintra, onde cerca de 15 voluntários da empresa Leroy Merlin de Sintra realizaram trabalhos de arranque manual de invasoras. A ação deriva de uma parceria, estabelecida em 2018, entre a Parques de Sintra e esta empresa da região para a realização de iniciativas de voluntariado de cariz ambiental.