Voluntários plantaram 500 árvores na Serra de Sintra

12 fev. 2025

No passado dia 8 de fevereiro, cerca de cerca de 60 voluntários do Banco Português de Gestão plantaram 500 árvores na Serra de Sintra, contribuindo, assim, para a renaturalização desta paisagem florestal. Para a ação de plantação, organizada pela ANEFA (Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente), com o apoio da Parques de Sintra, foram selecionadas espécies autóctones da região como sobreiros, castanheiros, carvalhos, medronheiros e azevinhos.

 

A Parques de Sintra gere as áreas florestais que tem ao seu cuidado de forma sustentável, desenvolvendo ações focadas na conservação da natureza e da biodiversidade. Para além do combate às invasoras, promove adensamentos com espécies nativas e implementa medidas de gestão especificamente pensadas para a conservação de habitats e de espécies de flora e de fauna. O intuito é preservar e robustecer os ecossistemas para torná-los mais resilientes face aos efeitos nefastos das alterações climáticas.

 

As ações de voluntariado propiciam o envolvimento da sociedade civil num trabalho que a todos beneficia e são, simultaneamente, iniciativas de sensibilização ambiental. No âmbito da parceria estabelecida entre a Parques de Sintra e a ANEFA, esta foi a quarta ação de plantação com voluntários organizada conjuntamente.

20250208 104144 Creditos ANEFA Bx

© ANEFA