21-23 Nov: acessos condicionados no Palácio e Jardins de Queluz. Saiba mais | 22Out-20Nov: trabalhos nos Jardins de Queluz. Saiba mais | Época festiva: encerramento no Natal e na Passagem de Ano. Saiba mais 

Uma habitação do século XI/XII sob a muralha do Castelo dos Mouros - Evidências arqueológicas de um contexto doméstico

06 mar. 2024

Luís Duarte PSML 9643

Acesso

Gratuito

Monumento

Castelo dos Mouros

Temas

Idade Média, habitação, vida doméstica

Autoria

Maria João de Sousa (Arqueóloga da Parques de Sintra)

Língua

Português

O projeto arqueológico que tem vindo a ser desenvolvido no Castelo dos Mouros – Sintra, desde 2009, da responsabilidade da arqueóloga Maria João de Sousa e da Parques de Sintra – Monte da Lua, S. A. tem posto a descoberto novas estruturas domésticas que alteram a conceção cronológica que tem sido atribuída ao pano de muralha Este.

A campanha arqueológica realizada no início do ano de 2011 pôs a descoberto estruturas habitacionais sob o pano de muralha considerado até ao momento de possível fundação muçulmana, compreendida entre o séc. VIII/X.

No interior destas estruturas foi possível recolher vários fragmentos de recipientes de aparente cronologia muçulmana, filiáveis nos contextos identificado na Alcáçova do Castelo de São Jorge e Baixa Pombalina (BCP e Mandarim Chinês), para os séculos XI/XII.