Visita 360º ao Palácio Nacional da Pena
Através de imagens de alta resolução, que permitem observar todos os detalhes, esta visita virtual ao Palácio Nacional da Pena em 360º oferece a oportunidade de explorar livremente a totalidade do percurso expositivo de um dos mais importantes monumentos nacionais, bem como de aprofundar conhecimentos sobre os espaços e os principais objetos das coleções com recurso a textos interpretativos. Com esta experiência digital, o Palácio Nacional da Pena torna-se, também, mais acessível, nomeadamente, a visitantes com mobilidade condicionada.
Acessibilidade
O Palácio Nacional da Pena não é acessível a pessoas com mobilidade condicionada no seu interior devido à existência de degraus em todo o circuito, bem como de corredores estreitos que apresentam, atualmente, impossibilidade de alteração. Ainda assim, a loja (piso 0), o restaurante (piso 1) e a cafetaria (terraço) do palácio estão acessíveis através de um elevador que liga os vários pisos do edifício das antigas Cocheiras. O espaço exterior circundante ao palácio, onde se situam as instalações sanitárias, são igualmente acessíveis. Para aceder ao palácio e aos respetivos terraços exteriores, estão disponíveis vários equipamentos que permitem vencer as elevadas inclinações, os pavimentos irregulares e os desníveis do parque, tais como o transfer (autocarro) entre a entrada do parque e a base do palácio, um equipamento de tração elétrico que puxa cadeiras de rodas pelos caminhos sinuosos do parque, cadeiras de rodas manuais de chassis de encartar e rampas permanentes.
A Visita Virtual procura tornar o Palácio Nacional da Pena mais acessível, incluindo a pessoas com mobilidade condicionada, graças à disponibilização virtual de todo o percurso museológico. Este monumento torna-se, assim, mais próximo de todos os visitantes, ainda que não lhes seja possível percorrê-lo fisicamente.
Inovação
As visitas virtuais ao património são cada vez mais habituais, embora frequentemente permitam apenas percorrer os espaços, sem a disponibilização de conteúdos que ofereçam uma experiência de confronto direto com o sítio patrimonial e com as coleções. Com esta nova experiência digital, a Parques de Sintra desenvolveu um modelo de visita virtual que pretende estabelecer uma ligação informada e estimulante entre o visitante, o Palácio Nacional da Pena e as suas coleções. Nesta Visita 360º é, assim, possível explorar pormenores do edifício e das coleções graças à elevada definição das imagens especialmente captadas para este projeto. Estas imagens permitem, não só, fazer a ampliação de pormenores, como também foram captadas de pontos de vista privilegiados inacessíveis aos visitantes durante uma visita física ao palácio.