Camarim
No século XV, esta sala esteve dividida em três pequenos compartimentos de maior privacidade, que podiam servir de apoio à Guarda-Roupa.
Pensa-se que as divisórias foram demolidas no século XVIII, quando passou a designar-se Camarim.
Um Camarim, tal como a Guarda-Roupa, servia para guardar os objetos de grande esplendor.
Conheça os objetos expostos nesta sala.
Tapeçaria César e Spurina
- Bruxelas, 1560-1570
- Lã e seda
- Nº Inv. PNS3573
Esta tapeçaria flamenga do séc. XVI ilustra a vidente Spurina a avisar o imperador romano Júlio César para ter cuidado com os Idos de Março, data em que seria assassinado. Pertence a uma série intitulada "História da Vida e Feitos de Júlio César" e foi trazida para o Palácio em 1939.
As tapeçarias eram os objetos mais sumptuosos e caros numa casa nobre. Episódios de História ou Mitologia Clássica permitiam aprender a partir de exemplos do passado.
Globo Celeste
- Christopher Schissler
- Augsburg, Alemanha, 1575
- Metal amarelo e ferro
- Nº Inv. PNS3457
Representação do universo, tal como era entendido no século XVI, com constelações e signos do zodíaco. Teve um par que representava o globo terreste, que entretanto se perdeu. Foi produzido em 1575, por Cristopher Schissler, um dos mais importantes construtores de instrumentos científicos de Augsburgo, na Alemanha. Pelo seu grande tamanho, detalhe de gravação e atualidade de conhecimento astronómico, este globo destinava-se a alguém de alto estatuto social.
É o único globo quinhentista deste género conhecido e o mais antigo existente em Portugal.
Escritório
- Espanha (?), século XVII
- Madeira, marfim, ferro, tartaruga e veludo
- Nº Inv. PNS3073
As referências da Antiguidade Clássica convivem com um conhecimento aprofundado dos episódios Bíblicos. Neste escritório com embutidos de marfim e carapaça de tartaruga, observam-se a Anunciação, a Torre de Babel, o encontro de Sta. Isabel e S. Joaquim, e uma cena com um arcanjo.
Colcha
- Índia, século XVIII-XIX
- Linho, seda e algodão
- Nº Inv. PNS5757
Um objeto esplendoroso requeria materiais de altíssima qualidade e uma execução de grande primor. As colchas indianas bordadas tiravam partido da seda para criar composições repletas de animais e flores, que prendiam o olhar de quem as admirava.
Natureza Morta
- Pietro Pablo Bronzi
- Itália, 1660
- Óleo sobre tela
- Nº Inv. PNS3595
Barcos em Estaleiro
- Itália (?), século XVIII, primeira metade
- Óleo sobre tela
- Nº Inv. PNS3598
Natureza Morta
- Tibaldi, Antonio (atrib.)
- Itália, século XVII, segunda metade
- Óleo sobre tela
- Nº Inv. PNS3600
Natureza Morta
- Tibaldi, Antonio
- Itália, século XVII, segunda metade
- Óleo sobre tela
- Nº Inv. PNS3601
Sagrada Família
- Bento Coelho da Silveira
- Portugal, finais do século XVII
- Óleo sobre tela
- Nº Inv. PNS3603
Jefté sendo cumprimentado pela sua filha
- Escola Holandesa (?), Escola Flamenga (?), século XVII-XVIII
- Óleo sobre cobre
- Nº Inv. PNS3602
Representação de um episódio da história de Jefté, designadamente o momento em que o líder gileadita é cumprimentado pela sua filha única após a vitória militar sobre os amonitas. Jefté, antes da batalha, tinha feito um voto a Jeová: caso voltasse vitorioso da batalha, a primeira pessoa que saísse da sua casa de Mispa de Gileade ao seu encontro seria oferecida em sacrifício ao Senhor. A história do voto de Jefté encontra-se na Bíblia hebraica (Antigo Testamento), em Juízes 11:29-40.
Morte de Lucrécia
- Itália, primeira metade do século XVI
- Óleo sobre madeira
- Nº Inv. PNS3604
A História da Antiguidade Clássica fazia parte da educação dos nobres do Renascimento, sendo uma forma de aprender sobre a virtude do bom governo. Em 510 a.C., após ser violada por Tarquínio, filho do rei dos romanos, Lucrécia suicida-se. O episódio precipitou a revolta que levou à queda da monarquia e à instauração da República de Roma.
Sagrada Família com São João Baptista Menino
- Portugal, segunda metade do século XVII
- Óleo sobre tela
- Nº Inv. PNS3608
Morte do Príncipe D. Afonso
- Portugal, segunda metade do século XVII
- Óleo sobre tela
- Nº Inv. PNS3609
Representação da morte do Príncipe D. Afonso em 1491. Era o único filho de D. João II (1455-1495) e o herdeiro ao trono. Este evento trágico forçou o rei a selecionar o seu primo como herdeiro, que veio a ser D. Manuel I (1469-1521).
Natividade
- Antuérpia, finais do século XVI
- Óleo sobre madeira
- Nº Inv. PNS3610
São Francisco de Assis
- Espanha, meados do século XVII
- Óleo sobre tela
- Nº Inv. PNS3629
Cristo deposto da Cruz
- Mestre Arruda dos Vinhos (atrib.)
- Portugal, meados do século XVI
- Óleo sobre madeira
- Nº Inv. PNS3633
Julgamento de S. Sebastião
- Portugal, último terço século XVI
- Óleo sobre madeira
- Nº Inv. PNS3634
São Sebastião libertando os cativos cristãos
- Portugal, último terço século XVI
- Óleo sobre madeira
- Nº Inv. PNS3635
Filósofo
- José de Ribera, Oficina
- Espanha, c.1630
- Óleo sobre tela
- Nº Inv. PNS3636
Existem várias versões desta pintura, elaborada na oficina de José de Ribera, por volta de 1630, o que revela um grande interesse por representar pensadores da Antiguidade Clássica, cujas obras inspiraram e impulsionaram a filosofia europeia dos séculos XV a XVII.
Descanso na fuga para o Egipto
- Baltazar Gomes Figueira (atrib.)
- Portugal, século XVII
- Óleo sobre tela
- Nº Inv. PNS3637
Natureza Morta
- Flandres (?), século XVII
- Óleo sobre cobre
- Nº Inv. PNS3638
Natureza Morta
- Flandres (?), século XVII
- Óleo sobre cobre
- Nº Inv. PNS3640
São Tiago Maior e Santa Clara
- Portugal, primeira metade século XVII
- Óleo sobre tela
- Nº Inv. PNS3639
A Virgem, o Menino, Santa Isabel e São João Baptista Menino
- Norte da Europa (?)
- Século XVI, segunda metade
- Óleo sobre madeira
- Nº Inv. PNS3642
Calvário
- Flandres (?), meados do século XVI
- Óleo sobre madeira
- Nº Inv. PNS3643
Neste quadro flamengo do século XVI, temos representado o Calvário, a crucificação de Jesus Cristo. Cristo está no centro da composição, acompanhado da Virgem Maria e de Maria Madalena. Proveniente do Palácio da Ajuda, integrou a coleção deste Palácio em 1940.
A Virgem com o Menino
- Cesare da Sesto (atrib.)
- Itália, finais século XV
- Óleo sobre madeira
- Nº Inv. PNS6176
São João Baptista
- Francia, Francesco (atrib.)
- Itália, primeiro quartel século XVI
- Têmpera (?) sobre tecido e madeira
- Nº Inv. PNS6177
São João Batista é representado envergando uma pele de camelo com um cordeiro ao lado. O cordeiro remete para o momento em que João Batista batizou e reconheceu Jesus como filho de Deus, tendo declarado: “Eis o cordeiro de Deus”. Esta pintura é uma cópia feita na oficina do mestre italiano Francesco Francia, do início do século XVI. Faz parte da coleção do Palácio desde 2010.
Arca
- Portugal, século XVII
- Vinhático, pau-santo e metal
- Nº Inv. PNS2938
Bufete
- Portugal, século XVII
- Pau-santo e bronze
- Nº Inv. PNS2948
Arca
- Índia, século XVII
- Madeira de teca, laca e ferro
- Nº Inv. PNS2963
Arca
- Índia (?), século XVII
- Madeira (sucupira?), ferro e metal
- Nº Inv. PNS2965
Contador
- Índia, século XVI-XVII
- Madeira e marfim
- Nº Inv. PNS3069
Este pequeno contador é um exemplo precoce de mobiliário realizado na Ásia para o mercado europeu. Foi fabricado nos finais do século XVI, ou inícios do XVII, entre a região do Gujarat, no Noroeste da Índia, e o Sinde, no Paquistão. A decoração mostra figuras humanas vestindo trajes distintos que remetem para práticas europeias e sul-asiáticas. Uma ilusão faz com que as seis gavetas aparentem ser nove. O topo abre-se por meio de um segredo, na parte de trás.
Cofre
- Índia (?), século XIX
- Madeira (teca e ébano), marfim e metal
- Nº Inv. PNS3069B
Escritório
- Espanha, século XVI-XVII
- Nogueira, veludo, ferro
- Nº Inv. PNS3076
Os escritórios eram as principais peças de mobiliário nas casas nobres dos séculos XVI e XVII. Neles se guardavam todo o tipo de itens preciosos, como joias ou dinheiro, mas também contratos, escrituras e outros papéis importantes. O poder da casa nobre assentava também sobre direitos e propriedades, que eram atestados através de papéis. Aqui, a sofisticada técnica de embutidos típica de Granada.
Armário
- Portugal (?), século XIX
- Pau-santo, marfim e metal dourado
- Nº Inv. PNS3055
Escritório
- Itália/Espanha (?), 1574
- Nogueira, carvalho, osso de javali e ferro
- Nº Inv. PNS6178
Pote
- China
- Dinastia Qing - Período Kangxi (1662-1722)
- Porcelana
- Nº Inv. PNS01
A porcelana chinesa começou a chegar a Portugal em grandes quantidades a partir dos inícios do século XVI, pois manteve-se como uma alternativa mais conveniente aos serviços de prata que então se utilizavam. No século XVII algumas das peças adquirem uma função essencialmente de aparato, como é o caso deste exemplar.
Pote
- Espanha, Talavera (?), século XVI-XVII
- Faiança
- Nº Inv. PNS26
Santas Mães e Virgem com o Menino
- Santas Mães (esquerda) e Virgem com o Menino (direita)
- Alemanha, século XV-XVI
- Carvalho
- Nº. Inv. PNS3511 e PNS3512
Busto de Jovem
- Itália (Florença), século XVI
- Madeira policromada
- Nº Inv. PNS6185
Almofada
- Portugal (?), século XVIII-XIX
- Seda, linho, estopa, fio de ouro e madeira
- Nº Inv. PNS5770
Livros
- Saltério - Portugal, século XVIII; couro, madeira, metal e linho; Nº Inv. PNS3651
- Antifonário santoral - Portugal (?), século XVIII; couro, madeira, metal e linho; Nº Inv. PNS3652
- Missal - Portugal (?), século XVIII; couro, madeira, metal e linho; Nº Inv. PNS3654
O domínio do latim, dos autores clássicos e das principais obras canónicas fazia parte da educação nobre até ao século XVIII. O poder do nobre dependia também da sua virtude e eloquência.