Dia Internacional dos Monumentos e Sítios em Sintra 2023
Para assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, a Parques de Sintra organizou uma programação especial, com uma abertura noturna e visitas temáticas imperdíveis.
PROGRAMAÇÃO
Convento dos Capuchos Vivo
Datas: 14 e 15 de abril
Horários: 18h00 || 18h30 || 19h00 || 20h00 || 20h30 || 21h00
Realizada após a hora de encerramento do monumento, em ambiente crepuscular e noturno, esta visita é uma experiência rara que conduz os participantes numa viagem no tempo, em que os frades que habitaram este convento ao longo de quase 300 anos parecem regressar à vida.
A visita percorre os espaços públicos e íntimos do convento na companhia de um guia que dá a conhecer como se vivia nesta casa conventual profundamente dedicada à introspeção e à comunhão com a natureza, a par de uma espécie de plano paralelo em que os antigos habitantes levam a cabo tarefas do quotidiano, oferecendo um vislumbre para o passado com recurso a figuração.
O percurso termina com um breve momento de convívio acompanhado por um chá reconfortante, que aquece o corpo e o espírito.
Acessibilidades no Convento dos Capuchos
Percurso com condicionantes de acessibilidade, por pisos irregulares e com acessos por escada. Recomendado calçado adequado à deslocação em pisos irregulares e com escadas estreitas.
Pavilhão D. Maria I: Residência de Reis, Rainhas e Presidentes do século XX
Datas: 18 de abril
Horários: 10h30
Esta visita revela uma história de 60 anos, contada a partir de um dos palcos da diplomacia e da política externa nacionais, testemunho de episódios marcantes da história de Portugal, da Europa e do Mundo.
Percorrendo os ambientes privados onde ficaram alojados, entre 1940 e 2004, convidados ilustres da República Portuguesa, no Pavilhão D. Maria I, no Palácio Nacional de Queluz, evocam-se personalidades como a Rainha Isabel II do Reino Unido; o Generalíssimo Franco de Espanha; O Presidente do Brasil José Sarney; o Rei Juan Carlos de Espanha; os Imperadores do Japão, entre tantos outros, que marcaram a história do século XX.
Visita assegurada por Conceição Coelho, conservadora do Palácio Nacional de Queluz.
Acessibilidades no Palácio Nacional de Queluz
O percurso da visita guiada não é acessível.
O Tempo e o(s) Paço(s)
Datas: 18 de abril
Horários: 15h00
A visita ‘O Tempo e o(s) Paço(s)’ revela como a junção de várias "casas" e paços de diferentes épocas deu origem ao que hoje é conhecido como o Paço de Sintra. Começando pelas escavações arqueológicas da Sala das Colunas, onde os vestígios mais antigos do Paço de Sintra serão explicados por Cláudio Cardoso Marques, e pelos Jardins Altos, onde ainda é possível observar os limites da construção primitiva, as camadas de tempo serão dissecadas durante a visita, numa viagem pelo espaço físico e pelas plantas antigas e pela iconografia, que foram fixando o aspeto destes edifícios ao longo das várias épocas.
Visita assegurada por Cláudio Cardoso Marques, conservador do Palácio Nacional de Sintra
Acessibilidades no Palácio Nacional de Sintra
Percurso com condicionantes de acessibilidade, com vários acessos por escada. Recomendado calçado adequado à deslocação em pisos irregulares e com escadas estreitas.