Jazz em Monserrate
Numa altura em que a sociedade se tem vindo a tornar cada vez mais polarizada gera-se, por contraste, a necessidade de procurar pontos de afinidade e encontro. O Jazz, sendo uma música que nasce da mistura entre a música africana e as diferentes culturas que borbulhavam na cidade de Nova Orleães no início do séc. XX é, por isso mesmo, o berço ideal para essa confluência.
Sintra, com a grandiosidade da sua diversidade cultural e natural, é um palco privilegiado para os valores universalistas e inclusivos, onde a fusão das identidades de diferentes povos proporciona um ambiente de singular beleza.
Também a fusão que deu origem ao Jazz se mantém até hoje uma das principais características deste estilo musical através da capacidade que este tem, não só, de confluir, mas, sobretudo, de poder servir como ponto de partida para quase tudo. Com o passar do tempo, mais do que um género fechado em si mesmo, o Jazz tem vindo a tornar-se um modo de ouvir, de tocar e de abordar a criação musical.
No Jazz em Monserrate de 2024, pretendemos mostrar isso mesmo: pensar em conjunto sobre “O que é o Jazz?” e qual é o papel que queremos que este tenha para o público e para a sociedade atual, num cenário que constitui uma das mais notáveis criações paisagísticas do Romantismo em Portugal, em que espécies vindas de todo o mundo convivem em harmonia, transportando-nos para terras distantes ao longo de caminhos sinuosos, por entre ruínas, recantos, lagos e cascatas.
Estes momentos de descoberta são apresentados através de uma programação que inclui músicos nacionais e internacionais, tanto jovens como estabelecidos, e cantores e instrumentistas que partiram do Jazz, mas não se encerraram aí. Incluiremos, ainda, concertos para famílias que nos vão ajudar a descobrir esta abrangência, transportando-nos, ao longo do mês de setembro, numa viagem desde as origens ao Jazz atual, e inspirando o público jovem (e não só) a perceber um pouco melhor o que é este estilo musical nas suas várias vertentes.
Será esse o principal foco da programação da terceira edição do festival Jazz em Monserrate. O de garantir que toda a comunidade é envolvida, com a presença de três linhas centrais de pensamento: mostrar a amplitude que o termo “jazz” encerra, através de uma programação estilisticamente variada; garantir uma oportunidade de formação, através de um workshop que possibilitará a jovens estudantes o envolvimento próximo com um músico de renome; e dinamizar jam sessions e concertos para famílias que funcionarão como ponto de união entre estudantes, profissionais e público.
Em setembro, os ambientes contrastantes do Parque de Monserrate voltam a ser ponto de encontro de gerações, de harmonia, de descoberta e de fusão, onde o Jazz é o protagonista.
PROGRAMA SETEMBRO 2024
Concertos ao pôr-do-sol (sextas e sábados)
- 06/09 - 19:00 | Eduardo Cardinho Quinteto
- 07/09 - 19:00 | André Rosinha “Triskel”
- 13/09 - 19:00 | Emma Frank Quartet
- 14/09 - 19:00 | Filipa Franco Quinteto “Imagem”
- 20/09 - 19:00 | Trio de Jazz de Loulé convida Jorge Rossy
- 21/09 - 19:00 | João Bernardo e Augusto Baschera
- 27/09 - 19:00 | Margarida Campelo “Supermarket joy”
- 28/09 - 19:00 | Alexandre Frazão Quinteto
Concertos para famílias (sábados)
- 07/09, 14/09, 21/09, 28/09 - 11:00 | “O que é o Jazz?”, com Catarina dos Santos, e Jam Session
Masterclasse
- 21/09, 14:00 | Masterclasse com Jorge Rossy