Zé Eduardo Unit - A Jazzar no Cinema Português - CANCELADO
Concerto cancelado (07/09/2023)
Devido à previsão de elevada probabilidade de ocorrência de precipitação nos dias 8 e 9 de setembro, os concertos agendados para o primeiro fim de semana do festival Jazz em Monserrate foram cancelados por não estarem reunidas as necessárias condições de conforto e segurança para a sua realização. Saiba mais sobre o reembolso de bilhetes aqui.
Para abrir a segunda edição do Jazz em Monserrate, programámos um concerto de Zé Eduardo, banda liderada por um dos históricos contrabaixistas portugueses. E, para esta ocasião, nada melhor do que celebrar também os vinte anos da edição do disco “A Jazzar no Cinema Português”, que traz para o universo jazzístico temas que integraram as bandas sonoras de filmes portugueses de diferentes épocas: “Se Eu Fosse Um Dia o Teu Olhar”, de Pedro Abrunhosa, a “Os Índios da Meia-Praia”, de José Afonso, “Balada de Rita”, de Sérgio Godinho, ou “Cantiga da Rua”.
Entre temas mais antigos ou mais recentes, dos mais conhecidos a outros mais desconhecidos, o Zé Eduardo Unit revisita composições em formato de canção, abrindo-as ao campo da improvisação, marca indelével do jazz. Cumprindo um dos nossos objetivos de programação, neste concerto de abertura dialogam, assim, duas linguagens artísticas, a música e o cinema, no qual se centra o primeiro fim‑de‑semana do Festival, tendo em palco um histórico do jazz português, Zé Eduardo. Que melhor forma de começar o Jazz em Monserrate 2023?
Formação
- Zé Eduardo: Contrabaixo
- Marcelo Araújo: Bateria
- Simon Seidl: Piano
- Javier Orti: Saxofone