Exposição de Camélias no Parque da Pena

H6A2888©PSML Jose Marques Silva (1)

Local

Abegoaria - Parque da Pena

Datas

22/02/2025 - 13h00 > 17h00

23/02/2025 - 10h00 > 17h00

Acesso à exposição

Gratuito para portadores de bilhete do parque

Atividades paralelas

1€ (requer compra antecipada de bilhete)

As camélias em flor, que abrilhantam os jardins e quintas de Sintra todos os anos de outubro a abril, tornaram-se o ex-libris do inverno sintrense, sendo motivo de bailes e festas. Para apoiar a divulgação deste património botânico e contribuir para a sua aproximação a um público mais vasto, a Parques de Sintra promove anualmente uma exposição das mais belas coleções de camélias de Sintra, para a qual convida algumas das principais quintas e jardins da região.

 

Nos próximos dias 22 e 23 de fevereiro, a Exposição de Camélias da Parques de Sintra realiza-se na Abegoaria do Parque da Pena, no qual se localiza o Jardim das Camélias, distinguido, desde 2014, pela International Camellia Society como Jardim de Camélias de Excelência, e que encerra uma coleção iniciada por D. Fernando II no século XIX . 

 

Em Sintra, existem cerca de 200 quintas, muitas das quais incluem notáveis coleções de camélias. No ano em que se comemora o 30º aniversário da classificação da Paisagem Cultural de Sintra pela UNESCO, convidamos o público a visitar também, nos sábados 1, 8, 15 e 22 de fevereiro, as coleções de camélias da Vila Sassetti e do Parque da Pena, geridos pela Parques de Sintra, e de duas quintas privadas, que abrem portas de forma inédita: a Quinta do Relógio e a Quinta da Cabeça. Esta iniciativa conta com a colaboração da Associação de Proprietários de Quintas na Serra de Sintra e da Associação Portuguesa de Camélias.

Programa de atividades paralelas

QUINTA DO RELÓGIO

  • Data e hora: 01/02/2025, das 11:00 às 12:30
  • Ponto de encontro: Largo da Quinta do Relógio, junto ao portão da casa principal (em frente ao portão de saída da quinta da Regaleira) - recomenda-se a chegada à quinta por transportes públicos
  • Sobre a Quinta: A Quinta do Relógio deve o seu nome a uma torre com um relógio, desaparecida no tempo. O local é, desde o séc. XIX, marcado pela presença de um pavilhão neo-mourisco projetado pelo Arquiteto Tomás da Fonseca, onde se pode ler, em árabe: “Deus é o único vencedor”. Em redor da casa, nas últimas décadas de oitocentos desenvolveu-se um jardim privado onde, em redor de um grande lago, foram plantadas espécies raras como magnólias, araucárias, sequóias e fetos arbóreos, entre dezenas de Camélias e de fúcsias. Os jardins encontram-se na fase final de recuperação.

 

VILA SASSETTI 

  • Data e hora: 08/02/2025, das 11:00 às 12:30
  • Ponto de encontro: Rua Vitor Carlos Sassetti, junto ao portão da quinta - recomenda-se a chegada à quinta por transportes públicos
  • Sobre a Quinta: No terreno adquirido, em 1885, por Vitor Carlos Sassetti, a Vila Sassetti encerra um percurso de acesso ao Castelo dos Mouros ao longo do qual se desenvolve um dos jardins românticos mais interessantes de Sintra. Neste jardim cenográfico, construído sob orientação de Luigi Manini, também a Camélia é protagonista, sendo possível apreciar uma coleção de cultivares de origem italiana, tal como o é a arquitetura da casa com a sua torre circular ao estilo românico lombardo, em tons terracota.

 

QUINTA DA CABEÇA (quinta privada, visita inédita)

  • Data e hora: 15/02/2025, das 11:00 às 12:30
  • Ponto de encontro: Largo da Quinta do Relógio, junto ao portão da casa principal (em frente ao portão de saída da quinta da Regaleira) - recomenda-se a chegada à quinta por transportes públicos
  • Sobre a Quinta: A Quinta da Cabeça foi adquirida por Francisco António de Castro a 23 de julho de 1835, mas no local já existia uma quinta de produção agrícola desde, pelo menos, 1614. Os edifícios mais antigos da quinta são dependências agrícolas medievais e datam do séc. XIX, encontrando-se a casa principal e respetivos edifícios adjacentes junto ao portão principal da Quinta. Os jardins da quinta desenvolvem-se em patamares, o que sugere uma uma sucessiva ocupação dos antigos talhões agrícolas pelas zonas ajardinadas, pontuadas por camélias.

 

PARQUE DA PENA - Visita à exposição e ao Jardim das Camélias

  • Data e hora: 22/02/2025, das 15:30 às 17:00
  • Ponto de encontro: Parque de estacionamento da Tapada do Mouco - recomenda-se a chegada à Tapada do Mouco com 30min de antecedência
  • Sobre o Jardim das Camélias do Parque da Pena: O Parque e Palácio da Pena são o resultado do génio criativo do rei D. Fernando II e expressão máxima do romantismo do séc. XIX em Portugal. O parque consiste num arboreto com mais de 500 espécies de árvores oriundas de todo o mundo, pontuado por jardins luxuriantes. Em fevereiro, as camélias em floração são as grandes protagonistas. A visita inicia-se apreciando as flores em exposição na Abegoaria do Parque da Pena, de onde se segue para o Jardim das Camélias.

 

PARQUE DA PENA - Visita guiada para famílias com crianças e ateliê de origami

  • Data e hora: 23/02/2025, das 10:30 às 12:00
  • Ponto de encontro: Parque de estacionamento da Tapada do Mouco - recomenda-se a chegada à Tapada do Mouco com 30min de antecedência
  • Sobre o Jardim das Camélias do Parque da Pena: As famílias com crianças são bem-vindas e podem contar com uma visita ao Jardim das Camélias do Parque da Pena especialmente pensada para os mais jovens. Vamos conhecer estas flores originárias do Oriente que, desde há muito, salpicam de cores vivas e formas delicadas os jardins do parque durante o Inverno. Terminamos com um ateliê criativo, onde todos poderão fazer flores em Origami.

 

 

Acesso à exposição

  • Gratuito mediante compra de bilhete para o Parque da Pena ou para o Parque e Palácio da Pena

Saiba mais

Atividades paralelas - comprar bilhetes

Atividades paralelas - acesso e estacionamento

  • O bilhete para as atividades paralelas inclui entrada no parque, acesso à exposição e participação na atividade. 
  • Os portadores de bilhete para as atividades paralelas têm, ainda, acesso ao estacionamento da Tapada do Mouco (limitado ao espaço existente).
  • Este estacionamento localiza-se  a 600 metros do portão do Chalet da Condessa d'Edla.
  • Nos dias da exposição, o circuito do transporte gratuito hop-on hop-off no interior do Parque da Pena contemplará o trajeto entre a Tapada do Mouco e a Abegoaria, onde se realiza a Exposição. 
H6A2888©PSML Jose Marques Silva (1)

Saiba mais

A coleção de Camélias do Parque da Pena

Jardim das Camélias