No Paço Real de Sintra com Ben James - Donas, damas, criadas e escravas: a família das mulheres de uma rainha seiscentista
As Rainhas consortes de Portugal tinham a sua própria casa, distinta da do rei. Além disso, as rainhas tinham os seus próprios apartamentos, e embora alguns quartos fossem acessíveis aos homens, os espaços mais íntimos eram reservados às mulheres. Portanto, segundo uma fonte seiscentista, “tem as Rainhas no serviço de sua casa duas famílias, uma de homens, e outra de mulheres”, devendo nesta citação a palavra família ser lida como conjunto de pessoas que serve a rainha.
Como se organizou esta família de mulheres? Quem eram estas mulheres e o que faziam? Usando a casa de Dona Luísa de Gusmão – a Rainha Restauradora – como exemplo, conheceremos os cargos desempenhados pelas mulheres da casa da rainha desde as mais nobres até às de origem mais humilde. Durante esta visita, teremos a rara oportunidade de entrar nos antigos aposentos das mulheres do Palácio Nacional de Sintra – as Casas Altas das Damas.
Sobre o programa
O ciclo de palestras 'Encontros nos Palácio Nacionais' traz ao Palácio Nacional de Sintra e ao Palácio Nacional de Queluz alguns dos maiores especialistas em áreas como História, Museologia, Arquitetura, Ciência e Arte. Trata-se de uma oportunidade de o grande público ver respondidas questões desafiantes e ter contacto com quem mais sabe sobre temas relacionados com os Palácios, Sintra e a sua História.
Cada 'Encontro' termina com um Cocktail após a palestra, para convívio e discussão informal de ideias e de experiências.
- Duração: Palestra: 60-75 minutos / Cocktail: 45-60 minutos
Sobre o orador
Ben James é doutor em História (King’s College, London, 2022), sendo o seu tema os conventos femininos de Lisboa (1640-1750), as suas economias e a sociabilidade dos moradores, em particular as redes sociais que as freiras mantinham com a corte e a Família Real. Está a concluir a pesquisa para um projeto de investigação no Palácio Nacional de Sintra sobre o Paço das Rainhas. É autor de artigos publicados no Reino Unido e em Portugal.