Na Real Quinta de Queluz com Giuseppina Raggi e Michela Degortes. Retratar um pintor de retratos: como redescobrimos a obra de Giuseppe Trono
A pesquisa no campo da História da Arte é sempre um processo desafiador. Parte-se de uma obra que suscita uma pergunta sem sabermos se encontraremos a resposta. Temos um método e um ponto de interrogação, o resto é um caminho que trilhamos sozinhos ou em conjunto.
Neste encontro, desejamos partilhar o processo que nos levou a recuperar a memória, a vida e a obra do pintor Giuseppe Trono (Turim, 1739-1810) em Portugal. Especializado em pintura de retratos, foram os seus quadros que permitiram redesenhar a sua figura de artista e a sua história, entretanto esquecidas no tempo.
No Palácio Nacional de Queluz guarda-se uma das suas obras mais importantes, o retrato de D. Maria I (1785), junto a outros recentemente adquiridos. Venha conhecer o mundo da corte portuguesa através dos retratos de Giuseppe Trono, redescobrindo o “rosto” do pintor.
Sobre o programa
O ciclo de palestras 'Encontros nos Palácio Nacionais' traz ao Palácio Nacional de Sintra e ao Palácio Nacional de Queluz alguns dos maiores especialistas em áreas como História, Museologia, Arquitetura, Ciência e Arte. Trata-se de uma oportunidade de o grande público ver respondidas questões desafiantes e ter contacto com quem mais sabe sobre temas relacionados com os Palácios, Sintra e a sua História.
Cada 'Encontro' termina com um Cocktail após a palestra, para convívio e discussão informal de ideias e de experiências.
- Duração: Palestra: 60-75 minutos / Cocktail: 45-60 minutos
Sobre o orador
Giuseppina Raggi
Doutora em História da Arte pelas Universidade de Lisboa e de Bolonha (2005) e investigadora integrada do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CESUC). Especializada na pintura de quadratura, dedicou-se nos últimos anos ao estudo da arte e da arquitetura em Portugal no século XVIII, restituindo visibilidade papel das mulheres e das pessoas afrodescendentes. Em 2021 publicou o livro O projeto de D. João V. Lisboa ocidental, Mafra e o urbanismo cenográfico de Filippo Juvarra e co-editou o livro Filippo Juvarra e Domenico Scarlatti e il ruolo delle donne nella promozione dell’opera in Portogallo.
Michela Degortes
Arquiteta (Universidade de Florença) e doutorada em História da Arte (Universidade de Lisboa, 2021). É investigadora integrada – Pos Doctoral Fellow no Instituto de História da Arte, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (IHA-NOVA FCSH). A sua tese de doutoramento, Giovanni Gherardo De Rossi (1754- 1827) na direção da Academia Portuguesa de Belas Artes em Roma: ensino e mercado da arte, foi distinguida com o Prémio APHA Millennium José-Augusto França e recentemente publicada pela APHA em Acesso Aberto (2023). Os seus principais interesses de investigação incidem sobre a mobilidade de artistas e obras de arte, a diplomacia cultural, a história do colecionismo e do mercado da arte (séculos XVIII-XIX).