No Paço Real de Sintra com Teresa Vale. Árvores, flores e até frutos: uma leitura iconográfica da ornamentação em prata do leito de aparato
O próximo encontro é com o leito de aparato do Palácio Nacional de Sintra. Porém, tratará unicamente da ornamentação em prata presente no denominado Leito Cadaval, uma peça de mobiliário do período barroco, que se assume como excepcional, na verdadeira acepção do termo.
A abordagem cingir-se-á à presença da prata, ou seja, à parte da componente decorativa realizada em prata presente no leito, enquadrada no âmbito da ourivesaria. Procurar-se-á fazer uma leitura no âmbito da gramática ornamental e, sobretudo, dar uma explicitação e interpretação do programa iconográfico subjacente, uma vez que os seus significados dão um contributo fundamental para a compreensão da funcionalidade e utilização do leito.
Sobre o programa
O ciclo de palestras 'Encontros nos Palácio Nacionais' traz ao Palácio Nacional de Sintra e ao Palácio Nacional de Queluz alguns dos maiores especialistas em áreas como História, Museologia, Arquitetura, Ciência e Arte. Trata-se de uma oportunidade de o grande público ver respondidas questões desafiantes e ter contacto com quem mais sabe sobre temas relacionados com os Palácios, Sintra e a sua História.
Cada 'Encontro' termina com um Cocktail após a palestra, para convívio e discussão informal de ideias e de experiências.
- Duração: Palestra: 60-75 minutos / Cocktail: 45-60 minutos
Sobre a oradora
Teresa Leonor M. Vale (1967) é licenciada em História, variante de História da Arte (FLUL, 1989), Mestre em História da Arte (FLUL, 1994) e Doutora em História da Arte (FLUP, 1999), sendo a sua área de investigação preferencial a arte barroca italiana e as relações entre Itália e Portugal nos séculos XVII e XVIII.
Exerceu funções de docência (e de Direção Pedagógica) na Escola Superior de Artes Decorativas da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva e na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, e exerce idênticas funções docentes (desde 2010) na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, sendo desde 2012 Professora Auxiliar e desde 2018 Professora Auxiliar com Agregação da mesma Faculdade. É, desde 2022, Directora do Curso de Mestrado em História da Arte e Património.
Comissariou diversas exposições e coordenou publicações inerentes às mesmas, tendo desenvolvido colaboração com a inúmeras entidades e organismos culturais, nacionais e internacionais. É autora de diversos livros e artigos, publicados em Portugal, Itália, Reino Unido, França, Espanha.