Na Real Quinta de Queluz com Aline Hall de Beuvink: os caminhos da ópera
A música foi uma constante em Queluz na segunda metade do século XVIII. Em ocasiões especiais, como nos dias onomásticos e nos aniversários de D. Maria I, de D. Pedro III e de outros membros da Família Real, eram apresentadas serenatas ou óperas, com a concorrência da Corte, como sucedeu a 17 de dezembro de 1778, aniversário da rainha, com a ópera Il Ritorno de Ulisse in Itaca, de David Perez.
Para assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, iremos percorrer alguns dos espaços interiores e exteriores do Palácio de Queluz que estiveram ligados às apresentações musicais durante este período. Iremos descobrir, ainda, nas caves do Pavilhão D. Maria I, os vestígios subsistentes da última Caza de Ópera construída para a Família Real, na sequência dos equipamentos congéneres da Ajuda e de Salvaterra de Magos.
Sobre o programa
O ciclo de palestras 'Encontros nos Palácio Nacionais' traz ao Palácio Nacional de Sintra e ao Palácio Nacional de Queluz alguns dos maiores especialistas em áreas como História, Museologia, Arquitetura, Ciência e Arte. Trata-se de uma oportunidade de o grande público ver respondidas questões desafiantes e ter contacto com quem mais sabe sobre temas relacionados com os Palácios, Sintra e a sua História.
Cada 'Encontro' termina com um Cocktail após a palestra, para convívio e discussão informal de ideias e de experiências.
- Duração: Palestra: 60-75 minutos / Cocktail: 45-60 minutos
Sobre a oradora
Aline Gallasch-Hall de Beuvink é professora auxiliar e coordenadora da licenciatura em História da Universidade Autónoma de Lisboa e investigadora (CIDEHUS-UAL/CICH). Fez Tese de Doutoramento intitulada: A cenografia e a ópera em Portugal no século XVIII: os teatros régios, 1750-1793, na Universidade de Évora (2012) e foi professora na Faculdade de Letras e na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (entre 1999 e 2010).
Tem participado em congressos nacionais e internacionais, bem como publicado livros e artigos científicos nas suas áreas de interesse, com destaque para Ressuscitar a Ópera do Tejo: o desvendar do mito (2016) e O Real Teatro de Salvaterra de Magos: a reconstrução de uma memória (2016).