Os Museus Vivos de Sintra - 2023
Venha celebrar o Dia Internacional dos Museus nos Palácios de Sintra, com visitas únicas, criadas especialmente para assinalar esta efeméride.
PROGRAMAÇÃO
Devoção Real: o oratório de D. João VI no Palácio Nacional de Queluz
Horário: 10h30
Compartimentos de pequenas dimensões, os oratórios estavam sempre presentes nos aposentos reais ou principescos deste palácio, servindo à devoção privada dos seus ocupantes. Com base nos inventários da época, foi possível identificar a maioria dos objetos do antigo oratório de D. João VI, o que levou à elaboração de um projeto museológico com vista à sua reconstituição. Pinturas de Domingos Sequeira, Jean-Baptiste Debret e Arnaud Pallière, assim como uma estatueta de S. Pedro oferecida ao rei pelo Papa Pio VII, encontram-se entre as peças recentemente restauradas que esta visita pretende dar a conhecer.
Visita assegurada por Hugo Xavier, Conservador do Palácio Nacional de Queluz
Acessibilidades no Palácio Nacional de Queluz
Percurso com condicionantes de acessibilidade, com vários acessos por escada e degraus isolados. Recomendado calçado adequado à deslocação em pisos irregulares e com escadas.
Retrato de jovem nobre, cavaleiro da Ordem de Calatrava: novas "pinceladas" de investigação no Palácio Nacional de Sintra
Horários: 15h00
Em 2017, um dos retratos de corte mais apreciados do Palácio Nacional de Sintra foi protagonista de uma monografia editada pela Parques de Sintra que respondeu a muitas das interrogações geradas até então à volta da pintura, sobretudo em matéria de autoria, identificação do retratado, datação, contexto de produção, circulação externa, processo de aquisição e incorporação nas Coleções Reais. No âmbito do Dia Internacional dos Museus dar-se-ão a conhecer dados inéditos acerca da identificação da personagem representada e da pertença da pintura a uma das pinacotecas mais importantes da aristocracia cortesã da primeira metade do século XVII. Afinal, será necessário proceder a novos "repintes" na interpretação deste retrato de corte?
Visita assegurada por Fernando Montesinos, Conservador do Palácio Nacional de Sintra
Acessibilidades no Palácio Nacional de Sintra
Percurso com condicionantes de acessibilidade, com vários acessos por escada. Recomendado calçado adequado à deslocação em pisos irregulares e com escadas estreitas.