Conhecer a Floresta como um Naturalista
A floresta de Sintra é o cenário perfeito para uma aula ao ar livre.
Numa visita à Tapada de Monserrate, vamos registar as nossas observações, aprendendo a fazer um caderno de campo, como verdadeiros naturalistas!
O caderno de campo é uma ferramenta científica. Acompanha as saídas de exterior e permite registar as observações feitas, de modo sistemático, com o intuito de recolher dados para um trabalho a realizar ou para memória futura. Para além de desenhar, pode-se complementar com fotografias ou elementos naturais.
Incentiva-se assim a curiosidade, a capacidade de observação e a participação ativa dos alunos, aliando a criatividade ao estudo do meio e às ciências da Natureza.
Pelo caminho iremos conhecer a floresta e encontrar as respostas a muitas perguntas… Será que a floresta que encontramos hoje é a mesma de há 500 anos? Que espécies de árvores e animais compõem este ecossistema e como interagem entre si? E o caos de blocos da serra de Sintra, como se formou?
A floresta fornece recursos essenciais à vida, é importante conhecê-la para querer protegê-la e garantir a sua sustentabilidade.
Cada aluno deve trazer um caderno ou bloco A5, lápis e borracha
Temas: Caderno de campo, floresta autóctone, recursos naturais, paisagem geológica, biodiversidade, cadeia alimentar, sustentabilidade
Acessibilidades
Percurso não acessível