Artur Pizarro no Ciclo de Piano nos Palácios de Sintra
Aluno dileto de Sequeira Costa, Artur Pizarro recebeu de seu mestre o mesmo tipo de formação e ensino do piano que este havia recebido de Viana da Mota. Artista com uma voracidade pantagruélica no que concerne a descoberta da literatura para piano, Pizarro traz-nos um recital em torno do ambiente verdadeiramente latino de uma noite de verão. Teremos três universos em interlocução: a Argentina de Carlos Guastavino e Alberto Ginastera, a Itália de Gian Francesco Malipiero e Mario Castenuovo-Tedesco, “pontuadas” pela França de Gabriel Fauré, das suas 8 Peças Breves Op.84, sobretudo, a sua Balada Op.19, que, curiosamente, foi inicialmente pensada como um conjunto ou suite de peças distintas, e que dialogará com as baladas de Chopin e Viana da Mota também presentes neste ciclo.
Programa
Gabriel Fauré (1845-1924)
- 8 pièces brèves, Op. 84 (1. Capriccio; 2. Fantaisie; 3. Fugue; 4. Adagietto; 5. Improvisation; 6. Fugue; 7. Allégresse; 8. Nocturne)
Gian Francesco Malipiero (1882-1973)
- Risonanze (1. Calmo; 2. Fluido; 3. Non troppo mosso; Agitato, non troppo)
Gabriel Fauré (1845-1924)
- Balada, Op. 19
INTERVALO
Carlos Guastavino (1912-2000)
- Sonatina (1. Allegretto; 2. Lento muy expresivo; 3. Presto)
Mario Castelnuovo-Tedesco (1895-1968)
- Le Stagioni, Op.33 (1. "inverno" – Andantino; 2. "primavera" - Rapido e leggero; 3. "estate" - Vivo e luminoso; 4. "autunno" - Tranquillo e ondulato; "epilogo" - con malinconia (quasi recitativo)
Alberto Ginastera (1916-1983)
- Tres Piezas, Op. 6 (1. Cuyana; 2. Norteña; 3. Criolla)
Biografia
Nascido em Lisboa em 1968, Artur Pizarro apresentou-se em público pela primeira vez aos três anos de idade e, no ano seguinte, apresentou-se na RTP ao lado do Professor Campos Coelho, no programa Histórias da Música de Victorino d'Almeida. Os seus primeiros passos ao piano foram acompanhados pela sua avó materna, a pianista Berta da Nóbrega, e pelo Professor Campos Coelho. Mais tarde, entre 1974 e 1990, Artur Pizarro estudou em Portugal e nos EUA com Sequeira Costa. Durante um ano, frequentou também a classe de Aldo Ciccolini, no Conservatório Nacional Superior de Paris, e recebeu aulas de Bruno Rigutto. Artur Pizarro detém três primeiros prémios de concursos internacionais, nomeadamente, o Concurso Vianna da Motta, em 1987, o Greater Palm Beach Invitational Piano Competition de 1989 e o Leeds International Piano Competition de 1990, que verdadeiramente lançou a sua grande carreira internacional.
Artur Pizarro atua regularmente em recitais a solo, em duo de piano e em concertos de música de câmara. Apresenta-se também com as mais prestigiadas orquestras de todo o mundo, dirigido por maestros tais como Sir Simon Rattle, Philippe Entremont, Yan Pascal Tortelier, Sir Andrew Davis, Esa-Pekka Salonen, Yuri Temirkanov, Vladimir Fedoseev, Martyn Brabbins, Tadaaki Otaka, Tugan Sokhiev, Yakov Kreizberg, Yannick Nezet-Seguin, Libor Pesek, Vladimir Jurowski, Ion Marin, Julia Jones and Sir Charles Mackerras. As suas gravações constam nos catálogos da Collins Classics, Hyperion Records, Linn Records, Brilliant Classics, Klara, Naxos, Danacord, Phoenix Edition, Capriccio, Cavi, e Odradek Records, com a qual recentemente completou a integral da obra para piano de Sergei Rachmaninoff e os 5 concertos para piano e orquestra de Beethoven com a Sinfónica de Wuppertal dirigida por Julia Jones.
Em reconhecimento da relevância da sua arte, Artur Pizarro foi galardoado na sua terra natal com o Prémio Bordalo, o Premio SPA, a Medalha de Mérito Cultural da Cidade de Funchal e a Medalha de Mérito Cultural de Portugal. Atualmente leciona no seu estúdio em Oeiras, onde dá aulas particulares. Frequentemente, Artur Pizarro oferece masterclasses em vários locais internacionais.