António Rosado no Ciclo de Piano nos Palácios de Sintra
Cada recital de António Rosado é um desafio de grande exigência ao próprio e ao ouvinte. Detalhadamente preparado, este recital inicia-se com Suite Bergamasque de Claude Debussy. Num ciclo que tem como epicentro Viana da Mota e o piano português, seguir-se-á a sua Peça Fantasia (Fantasiestücke) Op. 2, que interliga com os Sinos de Genebra dos Anos de Peregrinação de Franz Liszt, genial pianista e compositor com quem Viana da Mota estudou em Weimar. A propósito, refira-se que uma das grandes qualidades de Liszt era sua generosidade e capacidade de reconhecer a Arte dos seus colegas. Prova disso são os Seis Cantos Polacos de Chopin, para canto e piano, que Liszt transcreveu para piano solo. O "grand finale" deste recital é a monumental Segunda Sonata Op.36 de Sergei Rachmaninoff.
Programa
Claude Debussy (1862-1918)
- Suite Bergamasque (I. Prélude; II. Minuet; III. Clair de lune; IV. Passepied)
José Viana da Mota (1868-1948)
- Fantasiestücke, op.2
Franz Liszt (1811-1886)
- Les Cloches de Génève (Anos de Peregrinação – 1º Ano Suíça)
INTERVALO
Franz Liszt (1811-1886)
- 6 Cantos polacos de Chopin
Sergei Rachmaninoff (1873-1943)
- Sonata n.º 2, em Si bemol menor, op. 36 (I. Allegro agitato; II. Non Allegro – lento; III. Allegro molto)
Biografia
António Rosado tem uma carreira reconhecida nacional e internacionalmente, corolário do seu talento e do gosto pela diversidade, expressos num extenso repertório pianístico que integra obras de compositores tão diferentes como George Gershwin, Aaron Copland, Albéniz ou Liszt. Esta versatilidade permitiu-lhe apresentar, pela primeira vez em Portugal, destacadas obras como as Sonatas de Enescu ou as paráfrases de Liszt, sendo o primeiro pianista português a realizar as integrais dos Prelúdios e também dos Estudos de Claude Debussy. No registo dos recitais, pode incluir-se também a interpretação da integral das sonatas de Mozart.
Atuou em palco, pela primeira vez, aos quatro anos de idade. Os estudos musicais iniciados com o pai tiveram continuidade no Conservatório Nacional de Música de Lisboa, onde terminou o curso Superior de Piano, com vinte valores. Aos dezasseis anos parte para Paris, e aí vem a ser discípulo de Aldo Ciccolini no Conservatório Superior de Música e nos cursos de aperfeiçoamento em Siena e Biella (Itália).
Em 1980, estreou-se em concerto com a Orchestre National de Toulouse, sob a direção de Michel Plasson e, desde essa data, tem tocado com inúmeras orquestras internacionais e notáveis maestros como: Georg Alexander Albrecht, Moshe Atzmon, Franco Caracciolo, Pierre Dervaux, Arthur Fagen, Léon Fleischer, Silva Pereira, Claudio Scimone, David Stahl, Marc Tardue e Ronald Zollman.
Também na música de câmara tem atuado com prestigiados músicos, como Aldo Ciccolini, Maurice Gendron, Margarita Zimmermann, Gerardo Ribeiro ou Paulo Gaio Lima, com o qual apresentou a integral da obra de Beethoven para violoncelo e piano.
Laureado pela Academia Internacional Maurice Ravel e pela Academia Internacional Perosi, António Rosado foi distinguido pelo Concurso Internacional Vianna da Motta e pelo Concurso Internacional Alfredo Casella de Nápoles. Estes prémios constituem o reconhecimento internacional do seu virtuosismo e o impulso para uma brilhante carreira, com a realização de recitais e concertos por todo o mundo, e a participação em diversos festivais. Na década de 90, foi o pianista escolhido pela TF1 para a gravação e transmissão de três programas – música espanhola e portuguesa, Liszt e, por fim, um recital preenchido com Beethoven, Prokofiev, Wagner-Liszt.
Em 2007, a França nomeou-o Chevalier des Arts et des Lettres.