Visita Técnica - A charca naturalizada do Parque da Pena
O recente projeto que vamos conhecer localiza-se numa área anteriormente degradada do Parque da Pena, onde, no decorrer do séc. XIX, se procedeu à exploração de inertes aplicados nas obras de construção do Parque e do Palácio. No século XX, o local foi utilizado como vazadouro de resíduos provenientes da manutenção do Parque.
Em 2011, no âmbito da intervenção de restauro do jardim envolvente do Chalet da Condessa d’Edla, o local foi limpo e procedeu-se ao ensaio do consumo necessário para a rega destes jardins através da instalação de um depósito de campanha. O depósito foi irreversivelmente destruído em 2015, devido à queda de uma árvore de grandes dimensões, demonstrando a vulnerabilidade desta solução provisória que garantia a reserva de água não potável para rega.
Neste contexto, a Parques de Sintra iniciou o desenvolvimento do projeto de conversão do espaço num espelho de água com 1006m2 e 2m de profundidade.
A charca naturalizada cumpre simultaneamente três objetivos: a reserva de água para combate a incêndios florestais na serra de Sintra, a reserva de água para rega dos jardins e a conversão de uma área degradada num habitat naturalizado que promove a conservação da Natureza e os habitats de sistemas húmidos. É também um elemento de grande beleza natural e uma nova área a explorar na visita ao Parque da Pena.
Acessibilidades
Percurso acessível.