A Floresta de Sintra
Através dela, os povos pré-cristãos que habitaram o Castelo dos Mouros veneraram a fertilidade, os frades do Convento dos Capuchos viam nela a expressão máxima da obra do Criador, a corte portuguesa nela procurou refúgio, nos meses mais quentes do verão, os espíritos românticos de todas as épocas nela buscaram inspiração e os criadores de notáveis obras de arquitetura, como os Palácios da Pena e de Monserrate, com ela produziram dos mais belos recantos que é possível visitar na região: é ‘A Floresta da Serra de Sintra’.
Num percurso circular pela Tapada de Monserrate, que acrescenta a esta visita a experiência de uma caminhada pelo bosque, guiada por um biólogo, propõe-se a descoberta de como esta serra evoluiu ao longo dos séculos, que espécies aqui existiram em tempos passados, que raros exemplares da fauna e da flora ainda podemos aqui descobrir, e que esforços de conservação do equilíbrio do ecossistema da serra de Sintra estão a ser empreendidos.
Acessibilidades
Percurso com condicionantes de acessibilidade, por pisos irregulares. Recomenda-se o uso de calçado confortável e adequado à caminhada.