Recital de voz e piano por Nádia Fidalgo e Melissa Fontoura
Este recital de piano e voz, por Nádia Fidalgo (soprano) e Melissa Fontoura (piano), realiza-se no âmbito do evento "Queluz à Luz das Velas", no dia 2 de outubro de 2021, com que se celebram as Jornadas Europeias do Património no Palácio Nacional de Queluz.
Programa
Giuseppe Giordani (1751-1798)
- Caro mio ben
Jean-Paul Martini (1741-1816)
- Plaisir d' amour
Giacomo Puccini (1858-1924)
- O mio babbino caro
Franz Schubert (1797-1828)
- Imprumptu, Opus 142, número 2
Gabriel Fauré (1845-1924)
- Le Papillon et la fleur
Claude Debussy (1862-1918)
- La fille aux cheveaux de lin - Prelúdios
Joahnnes Strauss II (1825-1899)
- Mein Herr Marquis (da opereta "O Morcego")
Isaac Albéniz (1860-1909)
- Tango
Teodoro Cottrau (1825-1899)
- Santa Lucia
Eduardo di Capua (1865-1917)
- O sole mio
Sobre o programa
"Este recital é um momento de celebração e a possibilidade de estarmos novamente a partilhar a nossa grande paixão com todos os públicos.
Passámos tempos difíceis e estranhos e agora voltamos ao palco, ao mítico espaço onde se operam as grandes transformações.
Para este momento tão especial, num Palácio repleto de memória, escolhemos algumas da mais belas e emblemáticas árias de Ópera, Opereta, Canções napolitanas e temas de Musicais.
Da voz da Soprano Nádia Fidalgo, à qual se juntará a voz do piano, emergirão as personagens trágicas, apaixonadas, felizes, revoltadas, desesperadas, esperançosas, que acompanham desde sempre a nossa humana natureza.
Em Queluz, numa noite de Outono, um Recital de Encontro.
Esperamos por vós!"
Melissa Fontoura
Nádia Fidalgo (soprano)
Nádia Fidalgo Fontoura iniciou os seus estudos musicais aos 7 anos de idade, tendo concluído o Curso de Piano no Conservatório de Música do Porto. Estudou com Helena Sá e Costa, Manuela Costa e António Rosado. Concluiu o Curso de Canto no Conservatório de Música do Porto, na classe da professora Palmira Troufa.
Licenciada no Curso de Canto pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto, na classe do Prof. José Oliveira Lopes, trabalha regularmente em Óperas. Representou a personagem de animal de Inverno na Ópera “ A Raposinha Matreira” de Leos Janacék, produzida pela Casa da Música e apresentada no Teatro Rivoli do Porto. Participou como soprano, no coro feminino da Ópera “O diário de um desaparecido”, do mesmo compositor. Esta produção realizou-se no âmbito do Curso de Encenação de Ópera da Fundação Calouste Gulbenkian, apresentado no Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão, no Fórum de Almada e no Auditório da Fundação de Serralves. Recentemente, interpretou o papel de Hansel da Ópera “Hansel und Gretel" de E. Humperdinck, apresentada na Casa da Música numa co-produção entre a ESMAE e o Colégio do Rosário. Foi dirigida por Cesário Costa, João Paulo Santos e António Saiote.
Participou no Master de canto operático orientado por Ettore Nova e Ambra Vespasiani em Portugal e em Itália, no Ripatransone Opera Festival. Trabalhou com Francisco Lazaro, Diana Somkhieva e Daniel Muñoz.
A sua formação cénica tem vindo a desenvolver-se também com a participação em vários filmes nacionais e internacionais, rodados em Portugal: Casanova Variations; Les Taxis Rouges; Sei Lá.
É co-fundadora do TRIO IN TEMPORE, constituído por Melissa Fontoura (piano) e José Corvelo (barítono) cujo objetivo é divulgar a música vocal, nomeadamente a Ópera, junto de novos públicos. O TRIO IN TEMPORE tem realizado concertos por todo o país, com especial ênfase em Trás-os-Montes.
Atualmente, trabalha regularmente com a soprano Diana Somhkieva em La Coruña.
Lecionou piano, canto e coro no Colégio Luso Internacional do Porto, no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro, no Colégio Eurythmia e no Colégio dos Carvalhos.
Melissa Fontoura (piano)
Melissa Fidalgo Fontoura nasceu em Vilarandelo, concelho de Valpaços, distrito de Vila Real. Iniciou os seus estudos de piano aos seis anos com o professor Francisco Dieguez Doutel na Escola de Música Osnabruck.
Prosseguiu a sua formação artística no Conservatório Regional de Guimarães e posteriormente no Conservatório de Música do Porto, onde concluiu o 8º Grau com 18 valores, sob orientação do professor e pianista Constantin Sandu.
Ingressou em 1998 na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, onde estudou com nomes de referência no panorama musical nacional, tais como Helena Sá e Costa, Madalena Soveral, Manuela Gouveia, Constantin Sandu, José Parra, Jaime Mota, Miguel Bernat e Manuel Campos.
Frequentou o Conservatório de Trieste, Itália, ao abrigo do programa Erasmus, onde se especializou em disciplinas como Leitura ao Piano, Música de Câmara, Piano e Coro. Teve como orientador o pianista Massimo Gon. Enquanto aí viveu, realizou vários concertos com a pianista Alessandra Sagelli de piano a quatro mãos.
De regresso a Portugal, tem-se dedicado à divulgação da Música de Câmara e ao Ensino.
Realizou inúmeros concertos dos quais se salienta a interpretação da Sonata para Piano e Percussão de Béla Bartók, sob a orientação de José Parra e Miguel Bernat; recitais de canto e piano com vários cantores nomeadamente Nádia Fidalgo, José Corvelo, Eduarda Melo, Ariana Russo, Rita Mourão.
Desde sempre, tem sido pianista acompanhadora em cursos, masterclasses e projetos com artistas de várias vertentes. Trabalhou também como pianista do Coro Académico da Universidade do Minho, dirigido pelo seu amigo e compositor Fernando Lapa.
Na Universidade de Aveiro, sob orientação do Professor Doutor António Chagas Rosa, defendeu a sua Tese de Mestrado, sobre a Música Tradicional Transmontana e a sua aplicação ao Ensino do Piano.
No campo da composição tem escrito várias peças para a infância, estando a preparar um livro com música e poesia infantil. Escreveu a banda sonora para o Filme “1x2” e conta com obras para piano, piano e canto e quarteto de cordas. Dedica-se também a trabalhos de etnomusicologia, tendo editado juntamente com o Dr. José Sardinha, “As Canções da Avó Guida”. Um Livro/CD e DVD a partir de recolhas de cantares e tradições transmontanas , feitas junto da sua avó, Margarida Fidalgo.
Com grande interesse pela Música de Câmara é co-fundadora do TRO IN TEMPORE, com a soprano Nádia Fidalgo e o barítono José Corvelo, e do TRIO GARRETT, com a violoncelista Ângela Carneiro e o Violinista João Vieira de Andrade.