Visitas guiadas gratuitas ao Pavilhão D. Maria I do Palácio Nacional de Queluz
No Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, a Parques de Sintra disponibiliza visitas guiadas gratuitas ao Pavilhão D. Maria I, uma ala do Palácio Nacional de Queluz que não está incluída no circuito normal de visita.
Adaptado, no século XX, a Residência dos convidados ilustres da República Portuguesa, o Pavilhão D. Maria I, revela episódios que marcaram a história recente de Portugal, da Europa e do Mundo, num dos palcos da diplomacia e da política externa nacionais. Nesta visita, percorrem-se os ambientes privados onde ficaram alojados, entre 1940 e 2004, personalidades como a Rainha Isabel II do Reino Unido; o Generalíssimo Franco de Espanha; o General Eisenhower dos EUA; Sukarno da Indonésia; José Sarney do Brasil; Nicolae Ceausescu da Roménia; o Rei Juan Carlos de Espanha; Samora Machel de Moçambique, François Miterrand de França; os Imperadores do Japão, entre tantos outros, que marcaram a história do século XX.
Sendo o Palácio Nacional de Queluz um palácio-museu cujo propósito museológico é o de mostrar espaços originais do final do século XVIII e princípios do XIX, que invocam a vivência da corte na Real Quinta de Queluz nos últimos anos do Absolutismo, o Pavilhão D. Maria I tem uma história bem diferente para contar. Não deixe de vir conhecê-la!
Acessibilidade
Percurso com condicionantes de acessibilidade, com acessos por escada. Recomenda-se o uso de calçado confortável.