No Paço Real de Sintra com Rosário Salema: Caminhos da História por azulejos ibéricos
O extraordinário conjunto de revestimentos cerâmicos do Paço Real de Sintra constitui um dos mais importantes testemunhos da utilização de azulejos de corda seca, aresta e relevo dos séculos XV e XVI que se conserva não apenas em Portugal, mas a nível peninsular.
Para este Encontro, selecionámos três espaços e os respetivos revestimentos que, pela sua singularidade, permitem observar diferentes soluções cerâmicas, tanto no que diz respeito aos padrões e motivos reproduzidos, como à sua aplicação e consequente articulação com a arquitetura. Para além dos exemplares aplicados na Sala dos Cisnes, na Sala das Pegas e na Câmara do Ouro, este Encontro inclui ainda um diálogo aberto com o espólio em reserva, resultante de escavações arqueológicas, e no qual se contam vários azulejos inéditos, agora expostos pela primeira vez na Sala das Galés.
Nas últimas décadas, a investigação sobre a azulejaria portuguesa tem vindo a crescer de forma significativa, numa perspetiva interdisciplinar, que inclui, entre muitas outras vertentes, também as Tecnologias de Informação e a Inteligência Artificial. Alguns dos resultados obtidos ao nível do estudo dos padrões serão também revelados neste Encontro, mostrando como os azulejos tardo-medievais do Palácio Nacional de Sintra podem ser integrados numa teia de relações visuais e semânticas mais vasta, expandindo-se para lá do tempo e espaço específicos da sua conceção e aplicação.
Sobre o programa
O ciclo de palestras 'Encontros nos Palácio Nacionais' traz ao Palácio Nacional de Sintra e ao Palácio Nacional de Queluz alguns dos maiores especialistas em áreas como História, Museologia, Arquitetura, Ciência e Arte. Trata-se de uma oportunidade de o grande público ver respondidas questões desafiantes e ter contacto com quem mais sabe sobre temas relacionados com os Palácios, Sintra e a sua História.
Cada 'Encontro' termina com um Colares de Honra após a palestra, para convívio e discussão informal de ideias e de experiências.
- Duração: Palestra: 60-75 minutos / Colares de Honra: 45-60 minutos
Sobre a oradora
Rosário Salema de Carvalho é investigadora do ARTIS – Instituto de História da Arte, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa. Coordena o grupo Az – Rede de Investigação em Azulejo e é responsável pelos projetos relacionados com estudos de azulejaria, inventário e catalogação, entre os quais merece especial referência o projeto âncora do grupo, o Az Infinitum – Sistema de Referência e Indexação de Azulejo.
É doutorada em História/História da Arte (2012) e mestre em Arte, Património e Restauro (2007), pela mesma universidade, com ambos os trabalhos dedicados à azulejaria do século XVIII. Tem desenvolvido investigação na área do património e, principalmente, na área da azulejaria portuguesa, com vários livros e artigos publicados em revistas científicas nacionais e internacionais. Atualmente, os seus interesses de investigação incidem sobre as molduras do período barroco e os sistemas decorativos associados, a catalogação de padrões e as ferramentas de inventário e catalogação no âmbito da História da Arte Digital.