No Paço Real de Sintra com Miguel Metelo de Seixas: Jogos heráldicos na Sala dos Brasões
Na génese da obra maior de Braamcamp Freire, "Os Brasões da Sala de Sintra", encontra-se, como o autor assinala no prólogo, um jogo a que os cortesãos se dedicavam nos tempos finais da monarquia: reunindo-se nesta sala, dirigiam uns aos outros perguntas que tinham por base ou ponto de partida os brasões aí pintados. Uma espécie de quizz histórico, em que cada um podia fazer brilhar a sua erudição, quando não a sua prosápia nobiliárquica.
A sala dos brasões do paço real de Sintra sempre exerceu fascínio, na verdade, sobre os seus observadores. Decerto pela sua dimensão estética, mas também pela sua singularidade e pelo carácter algo misterioso do seu significado. Daí que subsistam tantas perguntas a seu respeito.
Que objetivos políticos e simbólicos satisfazia esta sala quando o rei D. Manuel I a ergueu no princípio do século XVI? Como se relacionava com os demais empreendimentos deste rei? Para que usos poderá ter sido concebida? E, ao fio dos séculos, que significados e usos lhe foram sendo atribuídos, ao ponto de se tornar, inquestionavelmente, num lugar de memória da monarquia e da nobreza portuguesa?
Nesta palestra, mais do que responder de forma determinante às indagações apresentadas, procurar-se-á entrar no jogo da sala e oferecer pistas para as suas possíveis leituras.
Sobre o programa
O ciclo de palestras 'Encontros nos Palácio Nacionais' traz ao Palácio Nacional de Sintra e ao Palácio Nacional de Queluz alguns dos maiores especialistas em áreas como História, Museologia, Arquitetura, Ciência e Arte. Trata-se de uma oportunidade de o grande público ver respondidas questões desafiantes e ter contacto com quem mais sabe sobre temas relacionados com os Palácios, Sintra e a sua História.
Cada 'Encontro' termina com um Colares de Honra após a palestra, para convívio e discussão informal de ideias e de experiências.
- Duração: Palestra: 60-75 minutos / Colares de Honra: 45-60 minutos
Sobre o orador
Miguel Metelo de Seixas, Doutor em História pela Universidade Lusíada de Lisboa (2010), é desde 2011 investigador integrado do Instituto de Estudos Medievais/Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa, onde coordenou o grupo de investigação “Imagens, Textos e Representações” (2019-2021).
É atualmente docente convidado das disciplinas “História de Portugal Medieval (séculos XIII-XV)” e “Categorias Mentais: Práticas e Representações”, respetivamente, da licenciatura em História e do mestrado em Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa.
Tem participado em numerosos projetos de investigação financiada em Portugal, Espanha e França, e coordenou o projeto “In the Service of the Crown. The use of heraldry in royal political communication in Late Medieval Portugal” (IEM e Universität Münster, financiado por Volkswagen Stiftung).
Foi professor convidado nas seguintes universidades: École Pratique des Hautes Études, Universidade Federal da Bahia, Università degli Studi di Firenze, Université de Poitiers, Università degli Studi di Viterbo e Università degli Studi di Roma III.
Na área da heráldica e da história, conta com cerca de uma centena de publicações editadas em Portugal, Brasil, França, Espanha, Alemanha, Grã-Bretanha e Itália, com destaque para: Quinas e castelos, sinais de Portugal (2019) e Heraldry in Medieval and Early Modern State-Rooms - towards a tipology of heraldic programmes in spaces of self-representation (2020). É sócio efetivo do Instituto Português de Heráldica, a que presidiu entre 2010 e 2021, dirigindo também a revista Armas e Troféus.