No Paço de Sintra com Bruno A Martinho: Navegando pela memória na Sala das Galés
A Sala das Galés é uma das maiores salas do Palácio Nacional de Sintra, mas a sua função original era até agora desconhecida. A equipa do palácio passou os últimos dois anos a investigar este espaço, concluindo agora que estamos perante uma rara galeria real do século XVI. Uma galeria que servia para passear, mas também para conversar e debater ideias.
A nova museografia da Sala das Galés reconstrói a experiência social deste espaço, convidando os visitantes a refletir sobre memórias perdidas e reconstruídas, ao mesmo tempo que se deleitam com a desafogada vista da Serra de Sintra.
Sobre o orador
Bruno A Martinho é conservador do Palácio Nacional de Sintra e historiador de cultura material dos séculos XVI e XVII. Obteve um doutoramento em História e Civilização pelo Instituto Universitário Europeu (Florença, Itália), um mestrado em História de Arte pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa, um mestrado em Museologia pela University College London e uma licenciatura em História pela Universidade de Lisboa.
É membro do CHAM – Centro de Humanidades da FCSH-UNL.
Atualmente participa num projeto com a Universidade de Ensino à Distância de Madrid e a Universidade de Barcelona sobre circulação de objetos e experiências sensoriais na Época Moderna.
Sobre o programa
O ciclo de palestras 'Encontros nos Palácio Nacionais' traz ao Palácio Nacional de Sintra e ao Palácio Nacional de Queluz alguns dos maiores especialistas em áreas ligadas à História, Museologia, Arquitetura, entre outras. Trata-se de uma oportunidade de o grande público ter contacto com quem mais sabe sobre temas diretamente associados ao Palácio, a Sintra e à sua História. O programa conta ainda com um Colares de Honra após a palestra, para convívio e discussão informal de ideias e de experiências.
- Duração: Palestra: 60-75 minutos / Colares de Honra: 45-60 minutos