Na Real Quinta de Queluz com Pedro de Azevedo: Raridades, Curiosidades e Dificuldades na Biblioteca de Arte Equestre Marquês de Marialva
Instalada no Palácio Nacional de Queluz, a Biblioteca Equestre D. Diogo de Bragança, VIII Marquês de Marialva, é a única biblioteca nacional aberta ao público dedicada exclusivamente à Arte Equestre.
Este espólio bibliográfico foi adquirido em 2014 pela Parques de Sintra, para o associar à Escola Portuguesa de Arte Equestre, dotando o Palácio Nacional de Queluz de uma biblioteca única no género em Portugal, em que é possível consultar gravuras, pinturas, objetos e cerca de 2000 publicações dedicadas a este tema.
Mas quem foi o seu anterior proprietário? Que processo garantiu que este espólio único não era dispersado e viria a contribuir para o estudo da Arte Equestre em Portugal?
Neste Encontro, que assinala o 7º aniversário da abertura ao público desta biblioteca e também o Dia Mundial do Livro, que se comemora a 23 de abril, Pedro de Azevedo desvenda a personalidade multifacetada do distinto cavaleiro e especialista em Arte Equestre que construiu esta coleção e partilhará os desafios que se colocaram no decurso da operação de inventariação, descrição, avaliação e venda em bloco deste acervo. Apresentará igualmente alguns dos objetos mais interessantes desta biblioteca, representativos da sua riqueza documental e iconográfica, mas também da sua abrangência, no que respeita às diferentes escolas representadas.
Sobre o programa
O ciclo de palestras 'Encontros nos Palácio Nacionais' traz ao Palácio Nacional de Sintra e ao Palácio Nacional de Queluz alguns dos maiores especialistas em áreas como História, Museologia, Arquitetura, Ciência e Arte. Trata-se de uma oportunidade de o grande público ver respondidas questões desafiantes e ter contacto com quem mais sabe sobre temas relacionados com os Palácios, Sintra e a sua História.
Cada 'Encontro' termina com um Colares de Honra após a palestra, para convívio e discussão informal de ideias e de experiências.
- Duração: Palestra: 60-75 minutos / Colares de Honra: 45-60 minutos
Sobre o orador
Livreiro-antiquário desde 1976 e perito em livros e manuscritos da Cabral Moncada Leilões, Pedro de Azevedo organizou mais de 62 de leilões de livros, manuscritos, gravuras e outros documentos.
É também avaliador de bibliotecas e arquivos, públicos e particulares, destacando-se a sua colaboração com instituições como a Fundação Calouste Gulbenkian, a Fundação da Casa de Bragança, a Biblioteca Nacional de Portugal, o Arquivo Nacional da Torre do Tombo e a Universidade de Lisboa.
Autor de numerosas comunicações em colóquios e de um grande número de artigos em livros, jornais e revistas e regularmente convidado pela imprensa para intervenções sobre os temas da sua especialidade, é representante em Portugal da ARA Internacional - Les Amis de la Reliure d'Art e, desde 2008, ‘membre d'Honneur’ da Association Internationale de Bibliophilie, com sede na Bibliothèque nationale de Paris. Em novembro de 2021, publicou o primeiro volume das suas memórias profissionais, intitulado "Vida com Livros | Livros com Vida" (Lisboa, edição. do autor, 2021).