Afonso Pais - O Que Já Importa
Alteração de local (atualizado a 13/09/2022, às 14:00)
Para garantir uma melhor experiência do público face à previsão de chuva para este dia, este concerto realizar-se-á no Centro Cultural Olga Cadaval (Auditório Acácio Barreiros ), em Sintra. Já não se realizará ao ar livre, no Parque de Monserrate.
‘O Que Já Importa’ é um conjunto de sete temas cujas mensagens se revelam em forma de um mantra, como uma paisagem ou um retrato, construídos sob vários feixes de luz, criando um todo irrepetível. Em palco estão dois trios, três vozes em coro (João Neves, Nazaré da Silva e Maria Luísa) e três instrumentos – à guitarra de Afonso Pais, junta-se a secção rítmica com João Hasselberg, no baixo, e João Pereira, na bateria. Todas as canções são provindas de um imaginário centrado na guitarra como “voz” criadora e é a partir desse centro que a nostalgia e a viagem começa.
PEDRO MOREIRA | CLAVE NA MÃO
Programa
- Sweet dreams (tradicional americano)
- Última Estação (Afonso Pais)
- Carolina (Afonso Pais)
- Escondido (Afonso Pais)
- Sombras de Alvalade (Afonso Pais)
- Terra Transitória (Afonso Pais)
- Tépido (Afonso Pais)
- Montanhas (tradicional escocês)
- Ermo (Afonso Pais)
- Ermo (V2) (Afonso Pais)
- Conforto (Afonso Pais)
Notas ao programa
"O Blues é a memória animada mais antiga que tenho. Trouxe a música até mim, depois a guitarra. Antecede todas as escolhas de uma vida musical. 'O Que Já Importa' não recapitula. Precede." (AFONSO PAIS)
Com este conjunto de canções, Afonso Pais, compositor e guitarrista, inaugura um novo capítulo de concretização artística quatro anos depois da edição discográfica anterior.
Em palco estarão dois Trios: três vozes – João Neves, Luísa Caseiro e Nazaré da Silva – somadas aos três instrumentos da secção rítmica – João Hasselberg no baixo elétrico e João Lopes Pereira na bateria, para além de Afonso Pais –, que funcionam ora em simbiose, ora em contraponto ao longo das músicas, nas quais descrevem um vaivém tímbrico e de espacialidade que é essencial à simplicidade com que a mensagem musical se propõe ser transmitida ao ouvinte.
'O Que Já Importa' celebra o que a música pode ter de mais conciso. A depuração rítmica de cada uma das canções é o mote para a sua particularidade: cada música ouvida revela aos poucos a mensagem como num mantra, em repetições que tornam reconhecível o retrato musical como um todo, como um só retrato, particular e irrepetível.
Todas as canções são provindas de um imaginário centrado na guitarra como 'voz' criadora. Dela despontam os lugares e episódios, os momentos e as viagens que os interligam. São canções num sentido amplo e diversificado, que acolhe as idiossincrasias próprias de um instrumento tão popular e rico em elementos de culturas tão diversas quanto o é a guitarra. Também representada está a canção portuguesa, a melodia em português, que reluz da letra e do lugar de nostalgia.
"Cada música reconstitui uma vivência e reconstrói a sua marca na memória emocional que a acompanha: uma autobiografia em sons. Este trabalho corporiza o significado do Blues nas suas várias manifestações em mim. Não sei o que foi começo nem qual o destino. Mas sei tudo sobre o percurso feito, e aqui conto essa história, com os pontos de referência que importam." (AFONSO PAIS)