Verão em Queluz - Música Barroca ao Anoitecer
A música ao vivo regressa ao Palácio Nacional de Queluz, celebrando a chegada do verão com dois concertos únicos. "Verão em Queluz - Música Barroca ao Anoitecer" marca a chegada da estação, que, neste palácio, era aproveitada pela Família Real da forma mais festiva possível, com música e fogo de artifício.
No primeiro concerto - que, numa primeira fase, foi transmitido online, em março deste ano, devido às restrições impostas na sequência da pandemia COVID-19 -, celebra-se o "Cosmopolitismo do Barroco Português - Laços Culturais e Estéticos entre Itália e Portugal". Este concerto - a cargo da soprano Eduarda Melo e da orquestra Divino Sospiro - evoca não só grandes compositores portugueses, como Carlos Seixas e Pedro António Avondano, mas também dois dos maiores nomes da música barroca italiana - Antonio Vivaldi e Domenico Scarlatti -, enaltecendo a estreita relação entre a música dos dois países e a forte influência italiana nos compositores portugueses.
O concerto "Musas do Seicento", interpretado pelo Ensemble Gli Accenti, apresenta-nos mulheres que se dedicaram à música no século XVII. Este espetáculo levar-nos-á numa viagem que tem como objetivo a descoberta da alma feminina, através das composições de Elisabeth Jacquet de la Guerre, Isabella Leonarda e Barbara Strozzi.
“Verão em Queluz - Música barroca ao anoitecer” é uma iniciativa conjunta da Parques de Sintra e do Centro de Estudos Musicais Setecentistas de Portugal (CEMSP), que têm colaborado na recuperação da memória imaterial associada ao Palácio Nacional de Queluz, com uma programação integrada na da Rede Europeia de Música Antiga (REMA).
A segurança é o nosso compromisso
A Parques de Sintra obteve o selo “Clean & Safe” do Turismo de Portugal, que garante a implementação de procedimentos seguros no âmbito da prevenção da COVID-19.