Gala de Abertura do Festival Internacional do Cavalo Lusitano
No próximo dia 16 de junho, às 21h30, a Escola Portuguesa de Arte Equestre terá a seu cargo a gala de abertura da XXXIII edição do Festival Internacional do Cavalo Lusitano.
Este espetáculo irá recriar momentos vividos na corte portuguesa no século XVIII, em que os cavaleiros envergam traje de gala, com destaque para o tricórnio de feltro preto, casaca comprida de veludo bordeaux, com gola preta e galão dourado e preto e as polainas em couro pretas.
Os cavalos, de raça Lusitana de Alter Real, apresentam-se entrançados com trança à portuguesa, de três pontas, e enfitados com fitas de seda, sela à portuguesa coberta de pele de anta ou camurça e desenvolvem exercícios característicos do período barroco, como os “ares altos” e os “jogos da corte”, torneios praticados entre os séculos XVIII e XIX, em ocasiões festivas.
Considerada Património Nacional, e uma das melhores do mundo, a Escola Portuguesa de Arte Equestre é a continuação do que foi a Academia Equestre criada pelo Rei D. João V, no séc. XVIII, e os seus espetáculos são uma reconstituição de um dos passatempos favoritos da corte da época: a Equitação.