Picadeiro Henrique Calado – Escola Portuguesa de Arte Equestre | Jardins e Palácio Nacional de Queluz
Ao longo de um dia, faça uma viagem ao passado e descubra as tradições e costumes da corte portuguesa do século XVIII.
MANHÃ
Comece este roteiro em Lisboa, mais precisamente em Belém, com uma visita à Escola Portuguesa de Arte Equestre
Picadeiro Henrique Calado
Começamos com uma visita ao Picadeiro Henrique Calado, em Belém, onde é possível assistir às exibições da Escola Portuguesa de Arte Equestre, com os seus cavalos Puro Sangue Lusitano da Coudelaria de Alter. Conservando a tradição equestre da corte portuguesa do século XVIII, a Escola promove o ensino o ensino, a prática e a divulgação desta arte, que se reflete também nos trajes, nos arreios e nos acessórios utilizados.
Pátio da Nora
No Pátio da Nora, é possível observar os cuidados que os tratadores têm com os cavalos e, no âmbito do programa Manhãs da Arte Equestre, assistir aos exercícios de treino para as Galas e Espetáculos da Escola Portuguesa de Arte Equestre, que divulgam o Cavalo Lusitano e a tradição equestre portuguesa, que constitui um património cultural único no mundo.
TARDE
A sede da Escola Portuguesa de Arte Equestre localiza-se nos nos Jardins do Palácio Nacional de Queluz, que são o próximo ponto de paragem deste roteiro.
Palácio Nacional de Queluz
O Palácio Nacional de Queluz, exemplo da evolução dos gostos e estilos da época em que foi edificado, passando pelo barroco, o rococó e o neoclassicismo, foi palco de vários momentos importantes da vida da Família Real e da história de Portugal e do Brasil. O palácio foi habitado em permanência até à partida da Família Real para o Brasil, aquando das invasões francesas, e foi aqui que morreu D. Pedro IV (I do Brasil), no mesmo quarto onde tinha nascido, 35 anos antes. Destacam-se a Sala do Trono, a Sala da Música, a Sala dos Embaixadores e o Quarto D. Quixote, mas todas as divisões refletem a imponência e o fausto que caracterizam o séc. XVIII.
Jardins de Queluz
Os Jardins, que foram palco de serenatas, cavalhadas e espetáculos de fogo-preso, evocam a mitologia clássica. Alguns pontos de interesse são a Cascata Grande, o Jardim Botânico e os Jardins Superiores. No Canal dos Azulejos, a Família Real passeava de barco apreciando as paisagens fantasiosas dos grandes painéis de azulejos.
Os Jardins e os amplos espaços do Palácio são naturalmente seguros e permitem manter o distanciamento social sem limitações à visita.
Selecione as suas as melhores fotografias e partilhe-as
Compra antecipada de bilhetes com a tarifa de profissionais de turismo em: https://agencias.parquesdesintra.pt/
 Profissionais de Turismo