Perguntas Frequentes
BILHETES
Onde posso adquirir bilhetes para os parques e monumentos geridos pela Parques de Sintra?
Os bilhetes podem ser comprados online, no site da Parques de Sintra, ou nas bilheteiras físicas localizadas à entrada dos monumentos (bilheteiras com atendimento personalizado e/ou bilheteiras de venda automática).
Que vantagens tenho em comprar o meu bilhete antecipadamente online?
Pode beneficiar de 15% de desconto se adquirir bilhetes online com pelo menos três dias de antecedência relativamente à data da sua visita. Este desconto é acumulável com outros descontos.
Tenho desconto por comprar bilhetes para mais do que um monumento em simultâneo?
Na aquisição de bilhetes para visitar mais do que um local no mesmo ato de compra beneficia dos seguintes descontos: 5% para 2 locais; 6% para 3 locais; 7% para 4 locais; 8% para 5 locais; 10% para 6 locais. Estes descontos são acumuláveis com outros descontos.
Como posso tirar o melhor partido dos descontos?
Pode tirar o melhor partido dos descontos oferecidos pela Parques de Sintra se comprar bilhetes online com três ou mais dias de antecedência relativamente à data da sua visita (15% de desconto) e, no mesmo ato de compra, adquirir bilhetes para visitar mais do que um local (descontos: 2 locais - 5% de desconto; 3 locais - 6%; 4 locais - 7%; 5 locais - 8%; 6 locais - 10%). Pode assim beneficiar de até 25% em descontos.
Sou residente em Portugal, como posso beneficiar de entrada gratuita aos domingos e feriados?
O acesso aos parques e monumentos sob gestão da Parques de Sintra é gratuito aos domingos e feriados para todos os residentes em Portugal. Para beneficiar desta gratuitidade é necessário dirigir-se à bilheteira do monumento no dia da sua visita e apresentar o Cartão de Cidadão.
Caso não seja portador de Cartão de Cidadão da República Portuguesa, deverá apresentar um documento de identificação e um certificado de residência. Para o efeito, são válidos os seguintes documentos:
- o certificado de registo para Cidadão da UE/EEE/Suíça (emitido pela câmara municipal da área de residência);
- o certificado de residência permanente para cidadão da UE/EEE/Suíça (emitido pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras);
- o título de residência para cidadãos de países terceiros (emitido pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras);
- o Cartão de Identidade Diplomático (CID).
A emissão destes bilhetes só pode ser feita nas bilheteiras com atendimento personalizado. Tenha em atenção que, nalguns monumentos, as bilheteiras encerram em alguns momentos do dia. Consulte os respetivos horários na página de Horários e Preços neste site.
Para a emissão deste bilhete, o tratamento dos seus dados pessoais é feito de acordo com o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados e legislação conexa. Saiba mais aqui.
Qual é o período de validade dos bilhetes?
Na compra do seu bilhete, é necessário escolher uma data específica para a sua visita. No caso do Palácio Nacional da Pena, para além da data, deve ainda selecionar a hora da sua visita, entre as várias slots horárias disponíveis. O seu bilhete deve ser utilizado na data e hora (quando aplicável) para as quais é adquirido e a entrada é valida uma única vez por bilhete.
Posso alterar a data e/ou hora do meu bilhete?
Caso tenha adquirido o seu ingresso online para visita aos parques e monumentos com três ou mais dias de antecedência, poderá alterar a data e hora (quando aplicável) do seu bilhete até às 18h00 do dia anterior, nas mesmas condições da compra. Para o efeito, basta aceder à área de compra de bilhetes do site da Parques de Sintra e fornecer o número da fatura e o email com o qual efetuou a compra. O reagendamento do bilhete para outras datas é possível apenas dentro do prazo máximo de 365 dias após a primeira data de utilização associada ao seu bilhete.
Caso tenha adquirido o seu bilhete nas bilheteiras físicas (bilheteiras com atendimento personalizado e/ou bilheteiras de venda automática) não é possível alterar a data e/ou hora do seu bilhete.
Como recebo o meu bilhete?
Os bilhetes são disponibilizados no ato da compra. Nas bilheteiras físicas (com atendimento personalizado ou de venda automática), o bilhete é emitido em papel. Na compra de bilhetes online através do site da Parques de Sintra, o bilhete eletrónico é enviado para o endereço de email que indicou no ato da compra, imediatamente após a confirmação de pagamento.
Fiz a compra de bilhetes através do site da Parques de Sintra mas não recebi nenhum comprovativo no email. O que fazer?
Por favor, contacte-nos através do nosso número de telefone geral (+ 351 219 237 300) ou por email ([email protected]). Deverá indicar-nos o email que indicou na sua compra online.
Como devo utilizar o meu bilhete?
Deve apresentar o seu bilhete na porta de acesso do parque ou monumento para validação da sua entrada. O bilhete pode ser mostrado impresso ou em formato digital, caso tenha um bilhete eletrónico.
Não estou a conseguir adquirir bilhetes através da bilheteira online da Parques de Sintra. O que devo fazer?
Experimente utilizar um programa de navegação na internet (browser) diferente. Se continuar sem conseguir efetuar a sua compra, por favor contacte-nos através do nosso número de telefone geral (+ 351 219 237 300) ou por email ([email protected]).
Como efetuar um pedido de reembolso de bilhete?
Em caso de cancelamento de eventos ou encerramento extraordinário de monumentos, poderá pedir o reembolso do seu bilhete. Para o efeito, deverá remeter o seu pedido, juntamente com o seu bilhete e a respetiva fatura, para o email [email protected]. Daremos resposta com a maior brevidade possível. Para mais informações, consulte as Condições Gerais de Venda em vigor.
PLANEAMENTO DA VISITA
Como se acede aos parques e monumentos?
No planeamento da sua visita tenha em consideração diversos condicionamentos de trânsito em vigor na serra de Sintra e no centro histórico. Alertamos para o facto de o acesso ao Castelo dos Mouros e ao Palácio da Pena estar impossibilitado a viaturas particulares e a circulação no centro histórico ser limitada a moradores. Recomendamos que prepare antecipadamente a sua visita a Sintra, informando-se sobre os acessos em transporte público e a circulação viária. Consulte a página Como chegar deste site para obter informação detalhada.
Em que dias encerram os parques e monumentos?
Os parques e monumentos sob gestão da Parques de Sintra estão abertos todos os dias do ano, com exceção para os períodos de Natal (24 e 25 de dezembro) e Ano Novo (31 de dezembro e 1 de janeiro). Alguns monumentos poderão encerrar pontualmente devido à realização de eventos de Estado, por interdição de acesso ao perímetro florestal da Serra de Sintra devido a risco de incêndio ou condições climatéricas extremas, ou outras razões extraordinárias. Recomendamos a consulta da página Horários e Preços deste site para obter informação atualizada.
Quais são os horários de funcionamento dos parques e monumentos?
Pode consultar os horários de funcionamento de todos os parques e monumentos sob gestão da Parques de Sintra na página Horários e Preços deste site.
É permitida a entrada de animais de estimação nos parques e monumentos?
No Castelo dos Mouros, os cães são bem-vindos (saiba mais aqui). Nos restantes parques e monumentos, de momento, não é possível entrar com animais de estimação.
Pessoas com deficiência conseguem visitar os parques e monumentos? Quais são as condições de acesso, os equipamentos de acessibilidade disponíveis e os descontos aplicáveis?
Considerando que o acesso às artes e à cultura é um direito de todos os cidadãos, independentemente das suas características e capacidades, a Parques de Sintra investe continuamente em tornar o património que gere inclusivo nas seguintes dimensões: acessibilidade física, melhorando as condições de mobilidade proporcionando uma visita autónoma e segura por parte de todos, com adaptações físicas dos espaços exteriores e interiores e disponibilização de diversos equipamentos; acessibilidade à informação, melhorando a comunicação, independentemente das características dos visitantes; acessibilidade aos serviços, prestando mais e melhores serviços a públicos diversificados, incluindo pessoas com deficiência, garantindo uma transmissão de conhecimentos ao nível cultural mais eficaz. Pode conhecer as condições acessibilidade em todos os parques e monumentos sob gestão da Parques de Sintra aqui.
O compromisso da empresa também se reflete na política de preços, existindo uma redução do preço dos bilhetes para pessoas com deficiência em 70% no Convento dos Capuchos e Palácio Nacional de Sintra e 50% nos restantes Parques e Palácios. A pessoa que requer o serviço deve apresentar, sempre que solicitado, comprovativo adequado. Ao acompanhante de uma pessoa com algum tipo de deficiência não será cobrada a entrada.
Gostaria de agendar uma visita guiada. Como posso fazê-lo?
Para o agendamento de visitas guiadas aos parques e monumentos sob gestão da Parques de Sintra, por favor envie o seu pedido para o email [email protected]. Para que possamos verificar a disponibilidade para a realização da visita pretendida, deverá indicar, no seu email, os seguintes elementos: o monumento pretendido, a data e hora da visita, o número total de participantes, o idioma e um contacto telefónico. A realização de visitas guiadas requer reserva prévia e pagamento antecipado.
Quais as visitas disponíveis?
A Parques de Sintra tem uma programação muito diversificada para que possa tirar o melhor partido da visita aos parques e monumentos e encontrar novas oportunidades de viver experiências diferentes. Aceda à página de Programação deste site e utilize os vários filtros disponíveis para encontrar a atividade ideal para si. Se preferir um atendimento mais personalizado, por favor contacte-nos através do nosso número de telefone geral (+ 351 219 237 300) ou por email ([email protected]).
É possível realizar festas de aniversário nos parques e monumentos?
Nos parques e monumentos de Sintra existem muitas opções de Festa de Aniversário que prometem memórias inesquecíveis. Aceda ao menu lateral do site, selecione a opção Feito para Si e escolha a secção Festas de Aniversário para conhecer a oferta disponível. Poderá fazer o agendamento prévio através dos contactos [email protected] ou +351 21 923 73 00.
Como posso estar a par da programação regular de atividades e visitas?
Neste site encontra sempre informação atualizada sobre a programação disponível nos parques e monumentos sob gestão da Parques de Sintra. Aceda à página de Programação e utilize os vários filtros disponíveis para encontrar a atividade ideal para si. Também pode seguir-nos nas redes sociais para estar a par das novidades e das nossas sugestões sazonais.
ESCOLAS
Sou professor e gostaria de agendar uma visita guiada para a minha turma. Como posso fazê-lo?
Para o agendamento de visitas guiadas aos parques e monumentos, por favor envie o seu pedido para o email [email protected]. Para que possamos verificar a disponibilidade para a realização da visita pretendida, deverá indicar, no seu email, os seguintes elementos: o monumento pretendido, a data e hora da visita, o número de alunos e professores, o ano de escolaridade, o idioma e um contacto telefónico. A realização de visitas guiadas requer reserva prévia e pagamento antecipado.
Sou professor e gostaria de realizar uma visita sem acompanhamento com a minha turma. Como posso fazê-lo?
Palácio Nacional da Pena: Dada a elevada afluência de visitantes neste monumento e a necessidade de reserva de data e hora para visita ao interior, recomendamos a compra antecipada de bilhetes para a sua visita escolar sem acompanhamento, pois poderá não haver disponibilidade de visita no próprio dia. Para o efeito, deverá efetuar a sua marcação e compra de entradas para o email [email protected], juntando uma credencial da escola indicando o dia e hora da visita, o número total de alunos e professores e um contacto telefónico.
Outros locais: Para visitas escolares sem acompanhamento a outros parques de monumentos sob a gestão da Parques de Sintra, basta apresentar a credencial da escola (indicando o monumento, o dia e hora da visita, o número total de alunos e professores) no dia da sua visita.
IMPORTANTE: Tenha em consideração que poderão existir condicionantes de acesso aos parques e monumentos em autocarro. Para mais informações sobre este assunto, contacte-nos através do email [email protected] ou por telefone (+351 219 237 300).
Como posso saber mais sobre a oferta escolar?
No site da Parques de Sintra encontra informação sobre as atividades escolares disponíveis em todos os monumentos sob gestão da Parques de Sintra. Aceda ao menu lateral do site, selecione a opção Escolas e escolha o monumento que quer visitar. Pode também aceder diretamente à página geral do programa escolar e de tempos livres.