21-23 Nov: acessos condicionados no Palácio e Jardins de Queluz. Saiba mais | 22Out-20Nov: trabalhos nos Jardins de Queluz. Saiba mais | Época festiva: encerramento no Natal e na Passagem de Ano. Saiba mais 

Parque e Palácio da Pena

Chegada

Existem dois lugares de estacionamento para pessoas com deficiência na entrada principal do Parque da Pena.
A grande maioria dos colaboradores tem formação básica em Língua Gestual Portuguesa, pelo que à chegada à bilheteira poderá comunicar desta forma.

Fruição no Parque

Estão disponíveis, mediante reserva, em todas as entradas do Parque da Pena, cadeiras de rodas manuais de chassi de encartar.
Em caso de dificuldade na movimentação da cadeira de rodas manual – quer por parte do acompanhante, quer do próprio – até ao local do transfer para o Palácio, poderá ser disponibilizado auxílio.

O transfer (transporte pago) entre a entrada principal e o Palácio possibilita o transporte de uma cadeira de rodas, graças a uma plataforma na porta traseira, que movimentará o visitante para o interior do veículo. Um membro do staff/o motorista prestará o auxílio necessário para a deslocação da cadeira de rodas para o autocarro, sem necessidade de reserva prévia. Este transporte está disponível a cada 15 minutos. Visitantes com deficiência têm desconto no bilhete do transfer.

Chegada

Existem dois lugares de estacionamento para pessoas com deficiência na entrada principal do Parque da Pena.
A grande maioria dos colaboradores tem formação básica em Língua Gestual Portuguesa, pelo que à chegada à bilheteira poderá comunicar desta forma.

Fruição no Parque

Estão disponíveis, mediante reserva, em todas as entradas do Parque da Pena, cadeiras de rodas manuais de chassi de encartar.

As plataformas do transfer (transporte pago), que realiza o percurso entre a entrada principal e o Palácio e que  possibilitam o transporte de uma cadeira de rodas, encontram-se temporariamente indisponíveis. Alternativamente, poderá solicitar a utilização de um equipamento de tração (swiss track), adaptável à grande maioria das cadeiras de rodas manuais e que permite realizar os percursos recomendados no Parque. 

Maria Mane Carrinha Palacio Pena Credits PSML Wilsonpereira 2014 19 (1) (1)

Quem preferir não utilizar o meio de transporte mencionado anteriormente pode optar por um percurso rampeado até à base do Palácio, tendo em atenção que o percurso é longo, muito inclinado e é necessário acompanhamento, sugerindo-se a utilização de equipamentos de tração.

Estão disponíveis dois equipamentos de tração, adaptáveis à grande maioria das cadeiras de rodas manuais, que permitem realizar os percursos recomendados no Parque e terraços exteriores do Palácio Nacional da Pena, com maior conforto e rapidez. Uma unidade encontra-se disponível na entrada principal do Parque da Pena e a outra no Complexo Comercial do Palácio Nacional da Pena (recomenda-se a utilização do transfer para chegar a um ponto mais próximo deste local).

Psml Acolhe Melhor Ppena Credits PSML WP 14 9 (1) (1)

Caso não tenha procedido à reserva dos equipamentos, o visitante terá que se sujeitar à disponibilidade existente. O tempo de montagem da cadeira de rodas manual do visitante ronda os 20 minutos. Contudo, caso seja da preferência do visitante, poderá utilizar apenas a cadeira de rodas fornecida por um funcionário. O visitante poderá utilizar o equipamento durante 1h30, com tolerância de 15 minutos para o retorno ao local combinado.

Existe também um transporte elétrico – Hop On Hop Off –, que poderá transportar uma pessoa em cadeira de rodas sem necessidade de transposição para o banco da viatura. Poderá, assim, percorrer vários pontos do parque autonomamente.

Luis Duarte PSML 3416 (1)

O equipamento de tração mencionado anteriormente pode também ser utilizado para visitar autonomamente o Parque da Pena, ao longo dos percursos indicados no mapa como os mais aconselháveis.

Podem ser requisitadas visitas guiadas mediante reserva, com indicação das necessidades específicas dos visitantes.

Pode também optar por fazer um passeio de charrete no Parque da Pena – que tem capacidade para um visitante em cadeira de rodas, sem necessidade de transposição para os assentos –, num percurso entre a Abegoaria e vários pontos de interesse na parte mais ocidental do Parque da Pena. Este passeio deve ser reservado previamente, podendo ser de fruição livre ou acompanhado por um guia especializado.

 

Palácio da Pena

O transporte disponível (transfer) tem como terminal a base do Palácio. Chama-se a atenção para a existência de uma rampa de acesso de grande inclinação até à entrada do Palácio e ao Complexo Comercial do Palácio. A distância da base até à entrada do monumento é de cerca de 90 metros. A inclinação desse percurso chega aos 18% em alguns troços. Se solicitado, o equipamento de tração mencionado anteriormente poderá estar disponível na base do Palácio, permitindo a fruição no percurso com segurança e autonomia.

Cadeiras de rodas manuais de chassi de encartar estão disponíveis, mediante reserva.

A loja, o restaurante e a cafetaria do Palácio da Pena estão acessíveis a todos. Existe um WC acessível e um elevador que liga os vários pisos. O elevador dá acesso aos terraços da cafetaria. Pode reservar uma cadeira de rodas manual na loja do Palácio.

A ligação entre o terraço da cafetaria e os terraços do Palácio é feita através de uma escada, encontrando-se se ainda em teste uma alternativa mecânica para ajudar a ultrapassar este desnível.

Psml Acolhe Melhor Ppena Credits PSML WP 14 3 (1) (1)

A sinalética existente na loja, restaurante e cafetaria do Palácio da Pena foi renovada, encontrando-se, de momento, mais acessível com a inclusão de pictogramas, painéis antirreflexo e letras legíveis.

O interior do Palácio não é acessível a pessoas com mobilidade condicionada devido à existência de degraus ao longo de todo o percurso, bem como de corredores estreitos que apresentariam, atualmente, questões de segurança para todos os visitantes. Na Sala dos Veados encontra-se disponível um modelo tridimensional do monumento, em que os visitantes podem tocar e conhecer melhor a volumetria e materialidade do edifício.

Maria Mane Palacio Da Pena Credits PSML Wilsonpereira 2014 22 (2)

O interior do Palácio não é acessível a pessoas com mobilidade condicionada devido à existência de degraus ao longo de todo o percurso.

A sala de grupos do Palácio da Pena é acessível através de Plataforma Elevatória.

 

Distâncias

Entrada do Parque – Palácio da Pena
– Percurso mais curto (não inclusivo, pela existência de escadas) – 380 metros
– Percurso sem barreiras físicas e o mais indicado para pessoas com mobilidade condicionada – 600 metros

Entrada Portão do Chalet da Condessa – Chalet da Condessa d’Edla
– Percurso inclusivo – 100 metros

Entrada Portão do Chalet da Condessa – Abegoaria
– Percurso inclusivo – 570 metros

Download mapa de visita

Mais informações