Acessibilidade
Todos têm o direito de participar livremente na vida cultural da comunidade, de apreciar as artes e de beneficiar dos avanços científicos e das suas vantagens.
Declaração Universal dos Direitos do Homem, 1948 | Artigo XXVII
Nos últimos anos, a Comissão Europeia tem alertado para a inclusão das pessoas com deficiência como sendo uma prioridade, desenvolvendo diversos planos de ação.
Considerando que o acesso às artes e à cultura é um direito de todos os cidadãos, independentemente das suas características e capacidades, a Parques de Sintra – Monte da Lua encarou como fundamental tornar o Património Cultural e Natural das propriedades que gere inclusivo.
A Parques de Sintra tem em curso o projeto “Parques de Sintra Acolhem Melhor”, que pretende melhorar as condições de acessibilidade às propriedades sob sua gestão e constituí-las como exemplo de boas práticas do turismo acessível e da igualdade na oportunidade de acesso ao Património natural e construído.
Este projeto, com um investimento global de cerca de 2 milhões de euros, e cofinanciado pelo Turismo de Portugal em 25%, teve como ponto de partida uma base de investigação sobre as práticas globais, contando também com a consultoria de várias associações nacionais do setor, nomeadamente a ACAPO (Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal), a APS (Associação Portuguesa de Surdos) e a Associação Salvador, com as quais foram estabelecidos protocolos. Implicou a integração na empresa de uma bolseira de doutoramento que efetua a investigação das boas práticas, análise de casos de estudo e dos produtos disponíveis no mercado global. Desta forma, foi definida a melhor estratégia e selecionadas as melhores opções de acordo com os impactos pretendidos.
Este projeto incide sobre três dimensões da acessibilidade:
– Física, melhorando as condições de mobilidade proporcionando uma visita autónoma e segura por parte de todos, com adaptações físicas dos espaços exteriores e interiores e aquisição de novos equipamentos;
– À informação, melhorando a comunicação, independentemente das características dos visitantes;
– Aos serviços, prestando mais e melhores serviços a públicos diversificados, incluindo pessoas com deficiência, garantindo uma transmissão de conhecimentos ao nível cultural mais eficaz.
Além das parcerias estabelecidas com Associações nacionais já mencionadas, a Parques de Sintra tornou-se também membro da European Network for Accessible Tourism (ENAT). A principal missão desta instituição é tornar destinos turísticos europeus e respetivos serviços acessíveis a todos os visitantes, disponibilizando ajudas técnicas e partilha de conhecimentos, assumindo um compromisso na igualdade de oportunidade no acesso ao turismo e à cultura. A Parques de Sintra tornou-se também sócia da associação Acesso Cultura no final de 2014.
PREPARE A SUA VISITA
O compromisso da empresa para com a Responsabilidade Social também se reflete na política de preços, existindo uma redução do preço dos bilhetes para pessoas com deficiência em 70% no Convento dos Capuchos e Palácio Nacional de Sintra e 50% nos restantes Parques e Palácios. A pessoa que requer o serviço deve apresentar, sempre que solicitado, comprovativo adequado. Ao acompanhante de uma pessoa com algum tipo de deficiência não será cobrada a entrada.
Consulte o tarifário em vigor.
Download da brochura do projeto Parques de Sintra Acolhem Melhor
A informação disponibilizada neste site permite a decisão a priori sobre os locais a aceder, apelando ao direito de igualdade de oportunidades. Poderá consultar informação sobre acesso físico em cada local, visitas guiadas existentes atualmente e serviços disponíveis mediante marcação que permitam uma melhor fruição no espaço por pessoas com mobilidade condicionada.
É aconselhável a consulta prévia e reserva de serviços de modo a ser recebido da forma mais completa possível.
Nota: É permitida a entrada de cães de assistência quando devidamente identificados. Estão disponíveis bebedouros para os cães de assistência.