Um santuário erguido por devoção popular.
Lá no alto, a 488 metros de altitude, o Santuário da Peninha encanta pela sua magia e mística inabaláveis. Construída por devoção popular, a Capela de Nossa Senhora da Penha (Peninha) surge na sequência de uma suposta aparição de Nossa Senhora a uma pobre pastora. Este conjunto arquitetónico é composto ainda pela secular ermida de São Saturnino e por um enigmático palacete romântico-revivalista mandado construir, em 1918, por António Augusto Carvalho Monteiro (proprietário da Quinta da Regaleira).
Local de culto desde tempos ancestrais e herdeiro de uma longa tradição mágico-religiosa, está envolto em lendas que têm atravessado gerações de peregrinos.
Como chegar
Pode chegar ao Santuário da Peninha desde Cascais/Malveira da Serra ou Sintra/Colares, a partir da EN-247.
Salientamos que as responsabilidades da Parques de Sintra se limitam aos parques e monumentos sob sua gestão, sendo a empresa alheia a todas as circunstâncias externas, nomeadamente, os acessos e os transportes para chegar aos locais.
LISBOA > SINTRA:
Comboio (CP) – Linha de Sintra
(Estações de origem: Oriente, Rossio, Entrecampos)
SINTRA (ESTAÇÃO) > COLARES:
Autocarro nº 1253 (Carris Metropolitano). Paragem - Estrada do Cabo da Roca, distância do Santuário a pé cerca de 25 minutos