Quintinha de Monserrate
Com uma área de cerca de dois hectares, árvores autóctones e uma linha de água, a Quintinha de Monserrate recria uma pequena exploração agrícola, com áreas destinadas a diferentes tipos de plantações e animais, bem como um sistema de energias renováveis que a torna totalmente autónoma do ponto de vista energético. Foi, em tempos, uma pequena exploração rural que serviu o Parque e Palácio de Monserrate, propriedade de que é adjacente.
A antiga casa oitocentista do caseiro proporciona espaços adequados para atividades pedagógicas, tais como uma sala de trabalho com salamandra e uma cozinha com forno de pão que permite reproduzir a atmosfera da cozinha tradicional em ateliês nos quais se utilizam os produtos da quinta.
As plantações incluem zonas de pomar, de hortícolas, de plantas silvestres e de baga, de cereais e de plantas aromáticas. Na envolvente, existe um cercado para cavalos, burros e ovinos, uma coelheira e um abrigo para aves de capoeira. O espaço está ainda dotado de uma zona de piquenique, de um anfiteatro ao ar livre e um celeiro.
A linha de água que atravessa a Quintinha é alimentada pelas nascentes naturais e minas de água da Tapada de Monserrate, constituindo um habitat privilegiado para anfíbios e animais aquáticos. Alimenta, por outro lado, um tradicional sistema de rega por levadas, de elevado valor pedagógico por possibilitar inúmeras abordagens temáticas.