Centro de Interpretação da Natureza
Através de uma abordagem inovadora, com recurso a ferramentas digitais, este espaço visa promover o contacto com a natureza, a sensibilização ambiental e o conhecimento sobre a fauna e a flora presentes nos ecossistemas únicos que caracterizam a Serra de Sintra.
Conta com um aquaterrário, que recria um ecossistema ribeirinho do Parque Natural de Sintra-Cascais e que permite a descoberta e exploração de um habitat único, com espécies aquáticas endémicas e ameaçadas, como a boga-portuguesa. Destaque também para o modelo de um carvalho-português, decomposto em raiz, tronco e copa, que explica a biologia da árvore.
O Centro de Interpretação da Natureza está instalado num edifício de arquitetura singular e com um enquadramento perfeito na paisagem envolvente, que data de 1920 e que foi atelier de pintura de Sir Francis Cook, bisneto do 1º Visconde de Monserrate.
A visita ao Centro de Interpretação da Natureza é acompanhada e está disponível mediante reserva prévia, através do e-mail [email protected], ou compra de bilhete para a programação calendarizada para famílias.