Atividades Equestres no Parque da Pena
Existem experiências que são verdadeiras máquinas do tempo. As atividades equestres no Parque da Pena proporcionam essa sensação - com os passeios a cavalo, de charrete ou de pónei, o visitante 'regressa ao passado' e percebe como se passeava pelo parque no século XIX. Uma viagem ao ritmo de outras épocas que prioriza o respeito pelo bem-estar animal, de acordo as exigências do tempo presente.
Na zona ocidental do Parque, a Quinta da Pena acolhe desde 2013 um programa de dinamização equestre. Junto à Abegoaria, estão as cavalariças. Ali encontramos cavalos de sela, póneis e cavalos Ardennais, animais possantes, mas amistosos. Para eles, um passeio pelo Parque da Pena, feito sempre ao seu ritmo, representa uma atividade com muito pouco esforço físico. Não obstante, por forma a assegurar o conforto dos animais, todos os passeios são intercalados por momentos de descanso.
Na Abegoaria, os visitantes podem assistir ao maneio diário dos animais, às sessões de ferragem, limpeza de cascos, serviços veterinários e restantes cuidados higiénicos e alimentares. Nestas instalações existem condições excecionais de bem-estar animal: o espaço é dotado de armazém de rações e feno, aparas para as camas dos animais e todos os materiais usados diariamente para garantir a segurança, a saúde e o conforto dos animais da Quinta da Pena.
Junto das cavalariças encontra-se um paddock, para aquecimento dos cavalos e volteio do pónei antes de qualquer passeio se iniciar. Atrás, enterrado na encosta, existe um grande reservatório de água de minas, para combate a incêndios e limpeza, garantindo que os animais se encontram num ambiente seguro e higienizado de forma permanente.