Mil e Uma Histórias da Natureza
No século XIX, Sir Francis Cook, milionário inglês, imbuído do espírito romântico oitocentista, deu vida ao fabuloso jardim do Parque de Monserrate com plantas vindas de todos os cantos do mundo, recriando paisagens exóticas, por entre ruínas, recantos, lagos e cascatas, ao redor de um Palácio que nos transporta para um cenário das “Mil e Uma Noites”.
Esta experiência integrada no programa Ciência Viva no Verão 2021, consiste num percurso pedestre, guiado por um biólogo, no qual os visitantes são desafiados a fazer uma viagem do passado até ao presente, para conhecerem a grande diversidade de espécies e habitats que compõem este local e explorar temas tão diversos como a biodiversidade, a extinção de espécies, as espécies protegidas, entre outros.
É também uma oportunidade única para conhecer o novo Centro de Interpretação da Natureza de Monserrate, onde, através de uma abordagem inovadora, com recurso a ferramentas digitais e materiais didáticos, se dá a conhecer os principais episódios que definiram a história geológica, cultural e natural da Serra de Sintra. Um espaço único, no qual se exploram as particularidades dos ecossistemas ribeirinhos, através de um aquaterrário onde é possível conhecer ao vivo alguns dos seus habitantes. A biologia das árvores, que é possível conhecer através de um modelo de um carvalho-português decomposto em raiz, tronco e copa, é outro dos temas em destaque.