21-23 Nov: acessos condicionados no Palácio e Jardins de Queluz. Saiba mais | 22Out-20Nov: trabalhos nos Jardins de Queluz. Saiba mais | Época festiva: encerramento no Natal e na Passagem de Ano. Saiba mais 

Performances finais

Foto Espetáculo 3

Em abril e maio de 2022, tiveram lugar no Palácio Nacional de Sintra e no Palácio-Museu do Rei Jan III, em Wilanów, duas performances de dança realizadas por dois grupos de alunos envolvidos no projeto "Entre Mnemosine e Terpsícore – Património e Dança Contemporânea para a promoção do pensamento crítico nos jovens”.

 

Nestas performances, os alunos tiveram oportunidade de apresentar o resultado do seu trabalho ao longo de um ano nos vários workshops realizados com a Associação MeetShareDance. Este foi também um importante momento em que os alunos puderam explorar a relação do seu corpo com os espaços dos palácios, ao mesmo tempo que enfrentavam a presença de um público.

 

As performances, desenvolvidas especificamente para cada palácio e de acordo com o trabalho desenvolvido por cada grupo de alunos, vieram demonstrar como organizações de património podem trabalhar criativamente no sentido de uma educação inclusiva. Corpos e vozes podem ativar o espaço palaciano, frequentemente visto como hermético, autoritário e distante. As performances vieram demonstrar que a dança pode romper com essa perspetiva e alterar a experiência vivida no património, abrindo as portas dos palácios às gerações mais novas.

 

Tirando partido dos vários conceitos que estruturam todo o projeto, tais como Poder, Corpo ou Sentidos, os alunos apresentaram a sua própria interpretação do património, através de coreografias desenvolvidas por si sob a orientação da MeetShareDance. O resultado demostra como interpretações alternativas e diferentes da do museu são igualmente válidas, provando a possibilidade de uma aproximação mais diversa à história e ao património.

Projeto Erasmus+

Saiba mais sobre os restantes resultados deste projeto