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Eventos multiplicadores

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Os resultados do projeto foram apresentados publicamente no dia 15 de dezembro de 2023 em duas sessões simultâneas, uma no Palácio Nacional de Sintra e outra Palácio-Museu do Rei Jan III em Wilanów, durante as quais também se discutiu sobre o potencial de desenvolver uma abordagem temática nas exposições permanentes dos palácios-museus e as vantagens de recorrer às artes e ao património como meios de ensino.

 

A sessão do Palácio Nacional de Sintra centrou-se no potencial pedagógico de exposições permanentes assentes numa abordagem temática, tendo sido uma oportunidade para a equipa do projeto apresenta ao nível local como a revisão museográfica do palácio pretende ir ao encontro das necessidades dos alunos e das escolas. Para este evento foi também convidada a Direção de Cultura da Câmara Municipal de Lisboa e a EGEAC para partilharem a sua experiência no estabelecimento de redes entre os equipamentos culturais sob a sua gestão, as escolas do concelho de Lisboa e o meio artístico.

 

Relativamente à sessão no Palácio-Museu em Wilanów, o foco principal incidiu sobre os métodos em que as artes performativas, nomeadamente a dança, em colaboração com o património, podem contribuir para fomentar competências de pensamento crítico nos jovens. A sessão contou com a participação do vice-diretor do Instituto Nacional Polace para a Música e Dança, bem como de outros profissionais dos Museu Nacional em Wrocław e do Palácio Łazienki Królewskie em Varsóvia.

 

Durante estes encontros, foram apresentados os principais resultados do projeto, destacando-se como o trabalho conjunto das seis instituições parceiras, permitiu alterar a perspetiva dos jovens que participaram no projeto sobre os palácios de Sintra e Wilanów. Para cerca de 30% dos alunos, a sua visão do património mudou completamente, enquanto outros 40% afirmaram que a sua visão mudou consideravelmente. Paralelamente, 40,5 % dos alunos revelou também ter aumentado consideravelmente o seu interesse sobre a história dos palácios, havendo outros 13,5 % que revelaram ter aumentado totalmente o seu interesse pela história dos palácios.

 

Este projeto, que contou com financiamento europeu de cerca de 300 mil euros, envolveu um total de cem alunos e produziu oito workshops de dança contemporânea; duas performances finais de dança site specific; duas ações de intercâmbio de alunos, duas ações de intercâmbio de profissionais dos palácios participantes no programa, uma aplicação-jogo digital que passa a integrar a oferta dos serviços educativos dos palácio e um novo guião de visita especialmente concebido para estimular as competências de pensamento crítico nos jovens.

Projeto Erasmus+

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