18 de agosto: acesso condicionado aos monumentos. Saiba mais | 14 de agosto (a partir das 17h00): acessos condicionados no Palácio e Jardins de Queluz. Saiba mais | Até 16 de agosto: condicionamentos no Parque da Pena. Saiba mais 

Recuperação do enquadramento paisagístico

  • Recuperou-se o enquadramento paisagístico do convento, que envolveu o restabelecimento da cerca conventual e da rede de caminhos no seu interior. Este trabalho consistiu na reparação dos pavimentos e dos respetivos remates, dos canteiros, das escadas, dos muros e dos muretes. Procedeu-se igualmente à recuperação das estruturas de condução de águas e à revisão integral do respetivo sistema de captação e condução no exterior da cerca (na Tapada D. Fernando II e no Perímetro Florestal da Serra de Sintra). O funcionamento do sistema de águas do Convento dos Capuchos foi, assim, restabelecido.

 

  • Realizou-se também a substituição da vedação de delimitação da propriedade por uma vedação metálica pré-cultivada com espécies autóctones e a valorização do enquadramento paisagístico da cerca conventual, que tem por base um estudo botânico de identificação do elenco florístico da propriedade, desenvolvido em 2017 pelo Instituto Superior de Agronomia. Estes trabalhos deram continuidade à reconversão da vegetação da área envolvente através da substituição progressiva do eucaliptal e do acacial por espécies autóctones, de modo a aproximar a sua constituição à da mancha de floresta nativa existente no interior da cerca conventual.