Locução - Gala da Escola Portuguesa de Arte Equestre
Informamos que podem descarregar gratuitamente a App “Arte Equestre” e acompanhar em tempo real a Gala e ter acesso às biografias de todos os cavalos e cavaleiros.
A Parques de Sintra e a Escola Portuguesa de Arte Equestre dão-vos as boas-vindas e desejam um ótimo espetáculo.
À semelhança do que acontece por esse mundo fora no início de cada ano, também a Escola Portuguesa de Arte Equestre celebra o Ano Novo com música clássica. Mas diga-se que a novidade não está na música clássica, que aliás é habitual em todas as galas, e sim por, em alguns dos números-momentos se ir desenvolver um verdadeiro diálogo artístico entre a arte equestre e a arte musical da Associação “3Actos”, aqui presente, e para a qual pedimos desde já o vosso aplauso.
Com mais de 40 anos de história e 300 anos de tradição equestre convidamos-vos a viajar por valores e ideais equestres de Reis e Mestres. Invocamos, esta noite, Manoel Carlos d’Andrade, o autor do tratado que todos os dias nos guia. Pedimos-lhe que nos acompanhe nesta viagem pela história da arte equestre e do cavalo Lusitano. Agradecemos, também, a presença e o favor de Sua Excelência, o Marquês de Marialva, estribeiro-mor do reino, que imortalizou a arte equestre na corte portuguesa.
Cavalo em Liberdade
Todos os cavalos da Escola nascem na Coudelaria de Alter, são machos, castanhos, Lusitanos e a sua história remonta há mais de cinco mil anos.
De porte ágil e caráter dócil, as suas características ancestrais distinguem-no das outras raças pelo seu equilíbrio físico e psíquico, versatilidade e agilidade.
Do campo de batalha à elegância da corte portuguesa é aqui que se mostra no seu máximo esplendor.
Picaria Real
Passo de 4: É depois de muito ensino, treino e dedicação que cavalo e picador estão prontos para se apresentarem perante o público. E que importante momento é este! Aqui se reencontra o passado, numa lembrança sussurrada; o presente numa afirmação construída e o futuro, numa esperança projetada nas gerações dedicadas e atentas.
Rédeas longas: Eis, agora, um momento de raro saber e beleza equestre: as rédeas longas.
Ares Altos: Por fim, um dos momentos mais aguardados: os ares altos. Aqui, cavalos e cavaleiros encontram a sincronia perfeita. De exercícios como o Piaffer e a Passage, passando pelo Terra-a-terra preparam-se estes magníficos animais para outros grandes exercícios como as Pousadas, as Levadas, as Balotadas e as Capriolas.
::: INTERVALO:::
Celebração da inscrição da Arte Equestre Portuguesa na UNESCO
Em resultado do protocolo de cooperação celebrado entre a Parques de Sintra, a Associação Portuguesa de Criadores do Cavalo Puro-Sangue Lusitano e a Câmara Municipal da Golegã, em 2021 a Equitação Portuguesa foi inscrita no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.
A decisão de inscrição da Arte Equestre Portuguesa na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade foi tomada na 19ª sessão do Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da UNESCO, que decorreu entre os dias 2 e 7 de dezembro de 2024, na cidade de Assunção, no Paraguai.
A Equitação Académica, é uma das formas de expressão da Arte Equestre Portuguesa, e a sua principal guardiã é a Escola Portuguesa de Arte Equestre. Gerida pela Parques de Sintra, assume há 45 anos a missão de preservar e divulgar o legado centenário da Picaria Real, a Academia Equestre da Corte portuguesa do século XVIII, e princípios do século XIX, conservando, até aos dias de hoje, o mesmo tipo de cavalo, o Lusitano da coudelaria de Alter, os mesmos arreios e os mesmos trajes.
Utilizando métodos de progressão no ensino, baseados na harmonia e espiritualidade de um cavalo cooperante, é possível ensiná-lo de forma que ele mesmo venha a ter prazer em ser montado, movendo-se de forma natural e elegante, no picadeiro ou no campo.
Felicitamos todos os cavaleiros da Escola Portuguesa de Arte Equestre, bem como todos os praticantes da equitação portuguesa, em Portugal, e pelos quatro cantos do mundo.
Estamos convictos de que a manutenção deste património neste inventário dependerá da sabedoria coletiva de nunca esquecer que a única constante na história da humanidade é a mudança.
Jogos da Corte
Chegamos, então, ao momento de justa demonstração da destreza. Ali, o Estafermo, figura de curiosa importância. Acolá a medusa, a relembrar os mitos antigos. Mais além a cabeça e as argolas para o treino da perícia e pontaria. Juntos, simulam os exercícios de batalha e outros que recriam o universo dos torneios, das justas e de um tipo de equitação muito ibérica e portuguesa: a gineta.
E agora desafio o nosso público, é-nos permitido neste momento o perder um pouco do nosso saber estar em sociedade, ditado pelos tratados de civilidade e podemos tornar pública a preferência pelos cavaleiros. Por aí, peço-vos que os apoiemos e que ganhe o melhor! Que comecem os Jogos!
Orquestra
A Associação 3Actos pretende promover a arte como um todo, proporcionando concertos onde a música se alia à poesia, ao teatro, a artes gráficas e performativas em geral. Num tempo de imersão permanente em tecnologia digital, todas elas são fundamentais para a Re-humanização da existência, pois a complementaridade do diálogo artístico fomenta e enriquece esse regresso da humanidade a si mesma.
Acreditando profundamente nisto, a 3Actos apresenta-se com formações variadas, como Trio com Piano, Quarteto de Cordas ou Orquestra de Câmara, sempre numa perspetiva de adaptabilidade e sinergia artística com os seus parceiros culturais.
Solo
Sr. Marquês de Marialva, que viagem! Devo dizer que é bom tê-lo connosco a ensinar a arte equestre, neste momento único de confiança e dedicação entre picador e cavalo. Chegou o seu momento: o solo.
Carrossel
Invocando as figuras de Manoel Carlos d’Andrade e do Marquês de Marialva, despedimo-nos, assim, com o grand final das apresentações régias do Renascimento e Barroco, o carrossel.
Está assim concluída a Gala de Ano Novo.
Convidamos todos a assistirem a uma das “Manhãs da Arte Equestre”, que acontecem de 2ª a 6ª feira, entre as 11:00 e as 13:00.
A Parques de Sintra e a Escola Portuguesa de Arte Equestre agradecem a vossa presença, desejam a todos um bom fim-de-semana e felicitam a Orquestra da Associação 3 Atos por este verdadeiro concerto de Ano Novo.
Votos de um Feliz Ano de 2025 para todos!